EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM APROVEITAMENTO INTEGRAL DE BANANAS VERDES: UM RELATO DE AULA PRÁTICA

Palavras-chave: saudabilidade, sustentabilidade, aprendizagem significativa

Resumo

A redução da produção de resíduos pelo aproveitamento integral dos alimentos é uma preocupação ambiental e socioeconômica mundial. Além disso, a qualidade dos alimentos consumidos é considerada fator de segurança alimentar e nutricional, sendo relacionada à promoção da saúde. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compartilhar um relato de aula prática que visou disseminar informação e promover uma maior conscientização dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e de suas famílias, de modo a utilizar o alimento de forma integral, com enriquecimento funcional do produto. Assim, biomassa de banana verde com casca foi produzida, um produto insípido e inodoro, que pode ser adicionado em diversos produtos para aumentar o rendimento e melhorar a qualidade nutricional, aumentando teores de fibras alimentares, compostos antioxidantes, vitaminas, minerais, gorduras poli-insaturadas e aminoácidos essenciais. O plano de aula prática, passível de ser realizado de forma intuitiva, caseira e autodidática pelos alunos em suas residências, é compartilhado para que professores da Educação Básica, Ensino Técnico e/ou Superior possam utilizá-lo como ferramenta de promoção da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Mirian Cristina Feiten, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Engenharia de Alimentos. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá (UEM) para os cursos de Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Alimentos. Possui experiência nos seguintes temas: processos de industrialização de alimentos; alimentos plant-based; plantas alimentícias não convencionais; análise sensorial de alimentos; análises físico-químicas de alimentos; catálise enzimática; sistemas de catálise em ultrassom; tecnologia de óleos vegetais; termodinâmica aplicada: tecnologia supercrítica, fluidos pressurizados, equilíbrio de fases; bioquímica de alimentos; bioquímica estrutural de proteínas: dicroísmo circular, cristalografia de raios-X e espalhamento estático de luz a múltiplos ângulos (MALS); sistemas de gestão da qualidade: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, Boas Práticas de Fabricação, Bem-estar animal. 

Publicado
2025-06-05