E AS MENINAS NA MEDIDA DE INTERNAÇÃO? A QUESTÃO DE GÊNERO DENTRO DAS UNIDADES SOCIOEDUCATIVAS

Resumo

O presente trabalho analisou a relação das meninas que cumprem medida de internação em uma interface com as discussões de gênero e proteção integral no sistema socioeducativo. Tem como objetivo descrever o perfil das adolescentes que passaram pelo CEIP (Centro de Internação Provisória de Palmas - TO) no ano de 2019. Quanto ao referencial teórico - metodológico, foram observadas as variáveis: idade, etnia, escolaridade e ato infracional, com uma análise em uma perspectiva de abordagem dos marcadores sociais e a questão de gênero presentes na execução da política de socio educação. Com base nos estudos de Arruda (2011), Bordieu (2012) e Rampin (2011), desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, de caráter explicativo e descritivo. Concluímos que o perfil das meninas atendidas é de: faixa etária de 17 anos, afrodescendentes, com defasagem escolar e ato infracional roubo, furto e tráfico num mesmo percentual. Verificou-se que no CEIP/Palmas a execução da internação se assemelha às medidas previstas no SINASE, com representativas demarcações em razão do gênero.

Biografia do Autor

Jessika Villalon Sousa Cruz, Semed/Palmas

Doutoranda em Educação na Amazônia (PDEGA/UFPA/UFT). Membra do Grupo de Estudos e
Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com minorias sociais nortistas amazonidas
(GEPCE/MINORIAS/UFT). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia (Claretiano - 2021),
Licenciatura em Teatro (UFT - 2019) e Tecnologia em Gestão Pública pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (2016). Mestra em Gestão de Políticas Públicas (UFT-
2019). 

Referências

ANCED/FÓRUM-DCA. Relatório sobre a situação dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. 2011.
ARRUDA, J. S. “Para ver as meninas”: Um estudo sobre as adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação na case/salvador. Dissertação de Mestrado - Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, 2011.
BOURDIEU, P. Escritos de educação. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Dos espaços aos direitos: a realidade da ressocialização na aplicação das medidas socioeducativas de internação das adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei nas cinco regiões. Brasília, p. 216. 2015.
BRASIL. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Sistema Nacional De Atendimento Socioeducativo. Brasília-DF: Conanda, 2006.
BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Esplanada dos Ministérios, 2002.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2002.
BRASIL.Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Levantamento Nacional do Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei – 2019. Brasília, 2020.
DAVOGLIO, T. R., & Gauer, G. J. C. Adolescentes em conflito com a lei: aspectos sociodemográficos de uma amostra em medida socioeducativa com privação de liberdade. Contextos Clínicos, 2011.
GALLO, A. E., & Williams, L. C. A. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicologia: Teoria e Prática, 2005.
JACCOUD, L (org.). Igualdade Racial. A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos 20 anos. Brasília: Ipea, 2009.
MELLO, M. M.P. de. Da mulher honesta à lei com nome de mulher: o lugar do feminismo na legislação penal brasileira. Revista Videre, Dourados, ano II, n. 3, p. 137159, jan./jun., 2010
OLIVEIRA, M. B., & Assis, S. G. Os adolescentes infratores do Rio de Janeiro e as instituições que os “ressocializam”: a perpetuação do descaso. Cadernos de Saúde Pública, 1999.
RAMPIN, T. T.D. Mulher e sistema penitenciário: A institucionalização da violência de gênero. In: Sistema penal e gênero: tópicos para a emancipação feminina. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
Publicado
2024-02-29