ESTADO DA ARTE SOBRE HOMOFOBIA E EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Homofobia; Pós-Graduação, Educação; Região Norte.

Resumo

Este ensaio apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que teve como objetivo mapear teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação, situados nos estados do norte do Brasil que tiveram a homofobia como tema central de pesquisa. O corpus foi obtido junto à Plataforma Sucupira, no período abrangente de 2001 a 2021. Os resultados apontaram sete trabalhos, sendo quatro no Estado do Pará e três no Estado do Tocantins. Os principais temas interseccionados com a homofobia foram escola, família, religião, redes sociais, crimes, futebol, narrativas e literatura.

Biografia do Autor

Jardinélio Reis da Silva, UFT

Doutorando em Educação (UFT). Mestre em Educação (UEPA). Especialista em Ensino da Educação Inclusiva (IESF). Licenciatura em Pedagogia (UVA). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (Gepce/Minorias). Integrante do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPA). Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Castanhal-PA.

Damião Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação; Professor da Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

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Publicado
2024-02-29