ESTADO DA ARTE SOBRE HOMOFOBIA E EDUCAÇÃO
Resumo
Este ensaio apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento que teve como objetivo mapear teses e dissertações dos programas de pós-graduação em educação, situados nos estados do norte do Brasil que tiveram a homofobia como tema central de pesquisa. O corpus foi obtido junto à Plataforma Sucupira, no período abrangente de 2001 a 2021. Os resultados apontaram sete trabalhos, sendo quatro no Estado do Pará e três no Estado do Tocantins. Os principais temas interseccionados com a homofobia foram escola, família, religião, redes sociais, crimes, futebol, narrativas e literatura.
Referências
BORRILLO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. 1. ed.; 3. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
CALDAS, Carlos Alberto Amorim. A Escola Faz diferença? Um estudo da produção discursiva das homossexualidades por professores de ensino médio. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
FERREIRA, Marcos Vinicius Lobo. Homoparentalidade e a escola básica: narrativas de um currículo da diferença. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, 2002, v. 23, n. 79, p. 257-272.
GONTIJO, Fabiano & ERICK, Igor. Experiências da Diversidade Sexual e de Gênero e Sociabilidades na Amazônia. Aceno, v. 4, n. 7, p. 249-272. Jan./Jul. 2017.
JUNQUEIRA, R. D. “Aqui não temos gays nem lésbicas”: estratégias discursivas de agentes públicos ante medida de promoção do reconhecimento da diversidade sexual nas escolas. Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, n. 04, p. 171-189, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho – ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
MENDES, Sandra Karina Barbosa. ‘Diferentes, porém iguais’ - o acontecimento do combate à homofobia no projeto saúde e prevenção na escola (SPE). 2016. 230 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Pará, 2016.
MESQUITA, Marcelo Ribeiro de. Acelerar para disciplinar? Problematizações dos dispositivos curriculares do Projeto Mundiar – Pará. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) – Universidade Federal do Pará, 2019.
MOTA, Silvanio Coelho. Novas famílias homoparentais e conjugalidade homossexual no entremeio do reconhecimento jurídico e da proibição dos livros didáticos com questões de gênero nas escolas municipais de Palmas. 2017. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Fundação Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2017.
OLIVEIRA, Marcos Irondes Coelho de. Identidades sexuais em “sigilo”: aplicativos de relacionamentos online e suas opressões interseccionadas de gênero-religião–família–cultura-educação. 2018. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educaçao) – Fundação Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2018.
RODRIGUES, Jose Rafael Barbosa. Escola Sem Homofobia: formas e forças de um discurso. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Currículo e Gestão da Escola Básica) – Universidade federal do Pará, Belém, 2018.
RODRIGUES, Mariana Meriqui. Homofobia velada e sexismo consentido: desafios e possibilidades do GDE na educação básica no Tocantins. 2015. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educaçao) – Fundação Universidade Federal do Tocantins, 2015.
SILVA, Jardinelio Reis da. Professor gay e professora lésbica: um estudo sobre homofobia na docência. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.