A (RE)EXISTÊNCIA DE INDÍGENAS T NA AMAZÔNIA TOCANTINA

Palavras-chave: Transgeneridade indígena, Pessoas T entre gênero, Ilha do Bananal

Resumo

O trabalho aborda o fenômeno da “transgeneridade” entre indígenas da Ilha do Bananal no estado do Tocantins, a partir da “observação participante” das/com/as pessoas indígenas transgêneros da etnia Javaé e Karajá. Nosso Tema de pesquisa: as “pessoas indígenas T entre gênero”, pois suas (re)existências desafiam às práticas pedagógicas e curriculares da educação escolar e universitária na Amazônia Tocantina. Nosso Objetivo geral: compreender o contexto do aldeamento e o cotidiano das redes sociais no qual estas pessoas existem e vivenciam suas identidades de gênero. Pautada na “Pesquisa-Implicada” de abordagem fenomenológica, tem como método a etnometodologia e etnopesquisa-formação, além de trazer uma amostragem de uma Netnografia do movimento virtual LGBT indígena. Destaca-se ainda que as pessoas indígenas T, não se incomodam com a classificação que a cultura americana e eurocêntrica lhes atribui, vivendo e (re)existindo sua transfeminilidade em sua comunidade de pertencimento, porque vidas indígenas transfemininas importam muito para eles e para nós nesse trabalho, somos todas parentes e da mesma comunidade.

Biografia do Autor

MARCOS IRONDES COELHO, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônia pela UFT - Rede EDUCANORTE. Mestrado em Educação pela UFT. Graduação em Pedagogia pela UNITINS. Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagens pela Sociedade de Educação Continuada e Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade EJA pelo IFTO. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH). Pesquisador da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias). É Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. Avaliador "ad hoc" das revistas Teias/UERJ; Espaço do Currículo/UFPB; Revista Prática Docente/IFMT; Revista Brasileira de Educação do Campo/UFT; Revista DoCEnte/Seduc/CE.

Alexandre Araripe, Secretaria da Saúde do Tocantins

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da UFT. Mestrando do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT).

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Publicado
2024-02-29