ICMS ECOLÓGICO: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DA REVISÃO LITERÁRIA NO CONTEXTO TOCANTINENSE
Resumo
Esta pesquisa tem como tema: ICMS ecológico: uma análise através da revisão literária no contexto tocantinense. identificando as discussões científicas em nível strictu sensu sobre o ICMS Ecológico do Tocantins no período compreendido de 2002 a 2023. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nossa problemática: O que se tem produzido acerca da abordagem do ICMS ecológico do Estado do Tocantins no período de 2002 a 2023 na BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações)? as pesquisas enfatizam a importância do ICMS Ecológico como um pilar fundamental para promover a sustentabilidade ambiental e econômica no Tocantins. Contudo, destacam a importância de refinamentos estratégicos, distribuição mais equitativa de recursos e uma gestão ambiental transparente para impulsionar transformações positivas no panorama socioambiental da região. Reforçam a exigência de um comprometimento contínuo com práticas sustentáveis, visando a construção de um futuro mais equilibrado para o estado do Tocantins.
Referências
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2023.
MACEDO, Jayrton Noleto de. Dinâmicas locais no município de Araguaína-TO: ICMS ecológico e suas possibilidades para a redução da vulnerabilidade socioambiental. 2021. 94f. Dissertação (Mestrado Demandas Populares e Dinâmicas Regionais) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, Araguaína, 2021.
MATSUBARA, André Takeshi. ICMS ecológico e a conservação de áreas protegidas no estado do Tocantins: um enfoque nas terras indígenas. 2017.120f. Dissertação (Mestrado Biodiversidade, Ecologia e Conservação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação, Porto Nacional, 2017.
SOUSA, Paulo Rodrigues de. ICMS ecológico como instrumento de gestão participativa de resíduos sólidos no assentamento rural sítio, Palmas-TO. 2015. 97f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Palmas, 2015.
TOCANTINS. Lei nº 1.323 de 04 de abril de 2002. Dispõe sobre os índices que compõem o cálculo da parcela do produto da arrecadação do ICMS pertencente aos Municípios, e adota outras providências. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=170968. Acesso em: 20 dez. 2023.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.