CORPOREIDADE E EDUCAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM SÉRIES INICIAIS

  • Tamirez Santana Muniz Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Corporeidade, Educação, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

A corporeidade busca conceber o ser humano em sua totalidade: emoção, corpo, movimento, sentimento e cognição, para experimentar novas formas expressivas de pensar e agir, sentir, com o anseio de desenvolver uma educação mais autônoma e emancipatória. Sendo assim, a corporeidade desenvolvida nas escolas pode contribuir muito com o processo de emancipação porque promove uma flexibilização, impedindo qualquer tipo de bloqueio que poderia impedir a livre expressão e gerar mais alienação. Desta forma, o presente artigo tem como principal objetivo identificar como os educadores das séries iniciais compreendem a corporeidade infantil e a utilizam em suas aulas. Foi aplicado um questionário com sete (7) perguntas, os resultados foram colocados fielmente como estavam no questionário aplicado, onde se constatou que os educadores de modo geral, precisam compreender e ter consciência da real importância da corporeidade no processo de ensino aprendizagem, pois percebe-se uma certa insegurança ao falarem sobre o papel da corporeidade e como a utiliza em suas aulas.

Publicado
2024-02-29