A DINÂMICA DO CRESCIMENTO DO PRODUTO E DO EMPREGO NOS ESTADOS BRASILEIROS, 2008/2009: UMA ANÁLISE ESTRUTURAL-DIFERENCIAL

  • Raimundo Nonato Casé de Brito SEPLAN
Palavras-chave: Análise Estrutural-Diferencial, shift-share, valor adicionado bruto, emprego, crescimento econômico, localização, especialização.

Resumo

O artigo tem como objetivo realizar a análise estrutural-diferencial do valor adicionado bruto (VAB) e o emprego por setores econômicos nas 27 Unidades da Federação no período de 2008 a 2009. Desta forma, o método estrutural-diferencial ao decompor o desempenho do VAB e do emprego nos Estados nos componentes: nacional, estrutural e diferencial, permite identificar os determinantes do desempenho econômico das Unidades Federativas, sua inserção econômica no mercado brasileiro e seu desempenho diferencial, determinante da competitividade estadual. Os resultados apontaram o desempenho positivo do setor da construção civil, comércio e serviços no VAB e no emprego, que permitiu mitigar os efeitos da crise econômica internacional, reflexos da política do Governo Federal em fomentar o comércio, serviços e a construção civil, com facilidade de crédito, queda na taxa de juros, isenção e redução de impostos.

Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos