CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA E CRIANÇA: DA CRIANÇA INVISÍVEL AO DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL

  • MÁVIA MATIAS COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT
  • Juciley Evangelista Freire
Palavras-chave: Concepção de Infância e Criança, Educação Infantil, Criança Sujeito de Direitos, Políticas Educacionais.

Resumo

Resumo: Este artigo é parte de um trabalho de dissertação apresentado ao Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Tocantins. A questão que norteou um dos capítulos do estudo foi: como as concepções de infância e criança foram se constituindo ao longo da história, em que as crianças passaram de um sujeito invisível a sujeito histórico e de direitos. Objetivou-se discutir a trajetória das concepções de infância e criança e os fundamentos que orientam as políticas educacionais para a Educação Infantil no Brasil. Trata-se de um estudo teórico, de abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura. Os resultados apontam significativas conquistas das crianças ao longo da história, muitos avanços foram alcançados mediantes as lutas de diferentes setores da sociedade civil. Em que existem legislações especificas que garantem os seus direitos de serem crianças e viverem as suas infâncias. Palavras-Chaves: Concepção de Infância e Criança, Educação Infantil, Criança Sujeito de Direitos, Políticas Educacionais.
Publicado
2024-02-29