DESAFIOS E EFEITOS DA INTERIORIZAÇÃO UNIVESITÁRIA NA AMAZONIA BRASILIEIRA: ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA TO GRADUADO NOS MUNICÍPIOS TOCANTINENSES

Resumo

Esta pesquisa discute a questão da expansão de interiorização do Ensino Superior. Inicialmente, expõe-se a educação superior no Brasil e como se viu a necessidade de ampliá-la para os interiores brasileiros. O campo de análise é o Projeto TO Graduado implementado nos municípios do estado do Tocantins. Trata especificamente dos desafios que a Universidade Estadual do Tocantins enfrenta para manter a organização e levar o Ensino Superior para o interior e os efeitos que o Projeto já tem promovido nos municípios em que foi implantado.

Biografia do Autor

José Fernando Bezerra Miranda José Fernando Bezerra Miranda, UFT/UNITINS

Graduado em contabilidade pela (OBJETIVO) administração (ITOP) pedagogia (Univasselvi), Mestre em Educação (UFT), Doutorando em Educação (pela UFT.  Atualmente é coordenador da Universidade Estadual do Tocantins(UNITINS),  docente da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS),.Lattes: https://lattes.cnpq.br/8740725588483348 

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Palmas

Graduado em Pedagogia (pela UNAMA), Mestre em Educação Brasileira (pela UFG), Doutor em Educação (pela UFBA), Pós-Doutor em Educação  (pela  UEPA).  Atualmente é docente do Doutorado em Educação na  Amazônia  (PGEDA/UFPA),  docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFT). Lattes: http://lattes.cnpq.br/9799856875780031

Referências

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Publicado
2023-12-19
Seção
Artigos