A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS E/OU DEFICÊNCIAS: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA
Resumo
O artigo objetiva investigar e compreender as repercussões da participação da família na educação de crianças com transtornos e/ou deficiências, uma análise psicopedagógica das práticas e estratégias de ensino. Na fundamentação teórica são apresentados elementos que reforçam a importância da participação da família na trajetória escolar e as contribuições da Psicopedagogia no desenvolvimento de crianças com transtornos e/ou deficiências. De abordagem qualitativa, a pesquisa se enquadra como uma revisão de literatura. Como fontes bibliográficas foram selecionadas pesquisas publicadas em periódicos científicos. Os resultados encontrados sinalizam a melhoria na motivação, comprometimento e autoestima dos alunos quando os pais e/ou responsáveis estão envolvidos diretamente processo educativo, os resultados revelam ainda, uma interdependência entre a participação familiar e a atuação da psicopedagogia no desenvolvimento educacional de crianças com transtornos e/ou deficiências. Conclui-se que a participação familiar no âmbito educacional é crucial para a melhoria do desenvolvimento da criança, principalmente quando associada à prática do psicopedagogo, que contribui para o diagnóstico e intervenção frente às dificuldades, deficiências e transtorno de aprendizagem, minimizando significativamente o impacto no desenvolvimento educacional da criança.
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