PROGRAMA “TO LEGAL”

ESTUDO COMPARATIVO COM OUTROS PROGRAMAS DE INCENTIVO À CIDADANIA FISCAL

  • Johny Wender Pereira Lira PROIC/ITOP
  • Doriane Braga Nunes Bilac Faculdade ITOP
Palavras-chave: Tributos, Cidadania

Resumo

O programa de incentivo à cidadania fiscal denominado “Programa To Legal”, criado no Estado do Tocantins através da Lei Estadual n. 3.072, em 13 de janeiro de 2016, visa ampliar a arrecadação tributária do Estado através da concessão de benefícios econômicos aos contribuintes. Por este programa estar em fase inicial de implantação esta pesquisa procura responder a seguinte pergunta: quais as semelhanças e diferenças do Programa To Legal em relação aos programas já implantados no estado de São Paulo e Distrito Federal?  Para responder essa pergunta foi estabelecido como objetivo geral: descrever as diferenças e semelhanças entre os programas: To Legal (TO), a Nota Fiscal Paulista (SP) e a Nota Legal (DF) em relação a seus objetivos, benefícios, cadastro, desempenho, operacionalização, monitoramento de desempenho e cálculo do crédito. A metodologia aplicada possibilitou classificar a pesquisa como documental e descritiva; os dados coletados nas legislações dos respectivos programas e registros disponíveis em diferentes fontes impressas e eletrônicas foram organizados por temas e analisados de forma comparativa. Os resultados evidenciaram que os três programas fomentam a cidadania fiscal dos cidadãos, possibilitam o depósito em conta corrente do credito tributário; proporcionam desconto no pagamento do IPVA, visam aumentar a arrecadação tributária do Estado; incentivam o cidadão a solicitar o documento fiscal no ato da compra. Em relação às diferenças foi percebido que os critérios para o cálculo dos créditos dos contribuintes são diferenciados entre os programas analisados e que a operacionalização está mais estruturada nos programas mais antigos. Conclui-se que os programas foram instituídos para aumentar a arrecadação, são diferentes nos aspectos do cálculo do crédito e do seu funcionamento, são semelhantes em relação aos objetivos, concepção e benefícios financeiros e é importante realizar estudos comparativos para que os programas possam ser aprimorados e produzam uma relação mais equilibrada entre os interesses do Estado e do Cidadão.  

Referências

DIAS FILHO, José Maria. Gestão tributária na era da responsabilidade fiscal: propostas para otimizar a curva da receita utilizando conceitos de semiótica e regressão logística. 2003, 265 p. Tese (Doutor) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Departamento de Contabilidade e Atuária, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

HARADA, Kiyoshi. Direito Financeiro e Tributário. 11 ed. São Paulo: Atlas. 2003.

LIMA, Arthur Luís Pinho de. Cidadania fiscal e o Programa Nota Legal. 47 f. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

MATTOS, Enlinson; ROCHA, Fabiana; TOPORCOV, Patrícia. Programas de incentivos fiscais são eficazes?: evidência a partir da avaliação do impacto do programa nota fiscal paulista sobre a arrecadação de ICMS. Rev. Bras. Econ., Rio de Janeiro, v. 67, n. 1, jan. - mar. 2013, p. 97 - 120. Disponível em: 71402013000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mai. 2016.

MAY, Tim. “Pesquisa Documental: escavações e evidências”. Pesquisa Social: questões, métodos e processos. Porto Alegre, Artmed, 2004, p. 205-30.

MOREIRA, Carlos Tadeu de Carvalho. O programa de concessão de créditos para adquirentes de mercadorias ou bens e tomadores de serviços do Distrito Federal (Programa Nota Legal) e a preservação do sigilo fiscal das empresas contribuintes. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XV, n. 102, jul 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2016.

O ANÁPOLIS. Sonegação: A maior de todas as corrupções no Brasil. 2015. Disponível em: < http://oanapolis.com.br/sonegacao-a-maior-de-todas-as-corrupcoes-no-brasil/>. Acesso em: 20 mai. 2016.

RECEITA FEDERAL. Educação fiscal: conscientização da sociedade sobre os direitos e deveres fiscais. Disponível em: < http://idg.receita.fazenda.gov.br/acesso-rapido/direitos-e-deveres/educacao-fiscal/publicacoes/cartilha-educacao-fiscal.pdf>. Acesso em: 20 mai.2016.

TOCANTINS. Lei n. 3.072, de 13 de janeiro de 2016. Institui o Programa “TO Legal” na forma como determina. Disponível em: < http://www.al.to.gov.br/legislacaoEstadual>. Acesso em: 20 mai. 2016.

TOPORCOV, Patrícia; ROCHA, Fabiana; MATTOS, Enlinson. Programas de incentivo fiscal são eficazes? Evidência a partir da avaliação do impacto do Programa Nota Fiscal Paulista sobre a arrecadação de ICMS. 118 f. Revista Brasileira de Economia, Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2013.

UOL ECONOMIA. Entenda como funciona a Nota Fiscal Paulista. 2011. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2016.
Publicado
2018-08-12