PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDOR DO SETOR DE SERVIÇOS DE MARKETING DA REGIÃO DE PALMAS/TO
Resumo
O Planejamento Estratégico é o processo que estabelece objetivos, define estratégias e ações para atingi-los, bem como define os recursos necessários para sua realização. Diante disso, questionou-se: Qual é a relevância do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento e crescimento de empreendedores do setor de marketing na cidade de Palmas? Para obter a resposta em relação a esse problema foi estabelecido como objetivo geral: Descrever a relevância do Planejamento Estratégico para o desenvolvimento e crescimento de empreendedores do setor de marketing na cidade de Palmas/To e, como objetivos específicos: Caracterizar o Planejamento Estratégico, Descrever o empreendedor e microempreendedor, Descrever o setor de Marketing, Identificar como o Planejamento Estratégico é utilizado pelo empreendedor do setor de Marketing da cidade de Palmas. Metodologicamente classificou-se o estudo como exploratório, descritivo, qualitativo e de campo. O instrumento de pesquisa foi a entrevista semiestruturada realizada com cinco (5) microempreendedores do setor de marketing de Palmas/TO via google meet, As falas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os participantes sofriam com sobrecarga de funções e falta de tempo e mão de obra para poderem focar na área estratégica do empreendimento. Contudo ficou evidenciado que o Planejamento Estratégico fornece informações valiosas para o desenvolvimento de estratégias eficazes que vão auxiliar para o desenvolvimento e crescimento dos empreendedores estudados. Conclui-se que a elaboração e execução do Planejamento estratégico contribui para melhorar o desempenho econômico do empreendimento executado e, como consequência, o desenvolvimento da área de marketing.
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