EVASÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO UNITOP
Resumo
A evasão, um dos desafios do sistema educacional, deve ser analisada com o fim de identificar os possíveis motivos, acadêmicos, pessoais e sociais dos estudantes, causadores desse fenômeno, a com essas informações tornar possível a discussão de estratégias para a permanência e êxito dos estudantes em suas trajetórias acadêmicas. Nesse contexto foi fixado como problema de pesquisa: o que vem causando a evasão no curso de Administração do UNITOP? Assim, o objetivo geral definido foi: identificar as causas da evasão do corpo discente no curso de Administração do UNITOP no período de 2012 até 2022 e como objetivos específicos: descrever a evasão no ensino superior; caracterizar o curso de Administração do UNITOP; levantar no ano de 2022 o quantitativo de acadêmicos que abandonaram o curso de Administração no UNITOP. Metodologicamente a pesquisa foi classificada em descritiva, quantitativa e estudo de caso. A organização em estudo foi o UNITOP – curso de Administração. Os dados foram coletados em documentos institucionais (relatório de vínculo do aluno) e questionário aplicado a 53 alunos classificados como evadidos. As informações foram organizadas na planilha do Excel e representados de forma textual e ilustrativa. Os resultados indicam que academicamente houve dificuldade de aprendizagem, no aspecto pessoal destacou-se a dificuldade financeira e socialmente foi verificado o desemprego. Assim, conclui-se que a evasão é um problema persistente, complexo e multifacetado com efeitos prejudiciais para o aluno e para a instituição de ensino.
Referências
ANDIFES, A.; ABRUEM, A.; SESU/MEC, S. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a ANDIFES, ABRUEM e SESu/MEC pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 1, n. 2, 1996. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/739. Acesso em: 22 jul. 2023.
BARDAGI, M. P. Evasão e comportamento vocacional de universitários: Estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. 2007. 242f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2007. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10762/000602010.pdf. Acesso em: 10 mai. 2023
BUENO, J. L. O. A Evasão de alunos. Paidéia, FFCLRP – USP, Ribeirão Preto, 03 ago. 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/6F8TQQbf5N3ZsDPGzJJXj9p/?lang=pt . Acesso em: 2 jun. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas. SESu/MEC – ANDIFES – ABRUEM. Brasília, 1997.
FORACCHI, Marialice M. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. São Paulo: Editora Nacional, 1977.
FRITSCH, R.; ROCHA, C.; VITELLI, R. F. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, v. 52, n.38, p. 81-108, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7963. Acesso em: 2. Jun. 2022.
GAIOSO, N. P. L. O fenômeno da evasão escolar na educação superior no Brasil. Universidade Católica de Brasília – Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Brasília, 2005. (Relatório).
GARGANTINI, Thais, Evasão nas universidades a frustração de trilhões de dólares, REVISTA RESIDENCIAIS/CAMPINAS, 2017. Disponível em: < https://www.expoensino.com.br/post/evasão-nas-universidades>. Acesso em: 14 jun. 2022.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Educação a distância: a mediação docente como fator de permanência. Congresso CLABES VII, Córdoba, Argentina. Disponível em:
JACINTO, Daniela. Desistência nas universidades. 2015. Disponível em: https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/612484/desistencia-nas-universidades-chega-a-40 28/05/15. Acesso em: 14 jun. 2022.
LINS, Patricia Gomes. Fatores causadores da evasão escolar na educação profissional de uma instituição federal. 2021.Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/instituicao-federal. Acesso em: 14 jun. 2022.
POMPEU, Daniel; CARMONA, Elaíny. Problemas psicológicos associam-se à evasão da universidade. 2018. Disponivel em: https://comunica.ufu.br/noticia/2018/05/problemas-psicologicos-associam-se-evasao-da-universidade#:~:text= Acesso em: 14 jun. 2022.
RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação (Campinas), Sorocaba, v. 19, n. 3, p. 723-747, nov. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 40772014000300010&lng=en&nrm=iso Acesso em: 03 mar. 2023.
SAMPAIO, B. et al. Desempenho no vestibular, background familiar e evasão: evidências na UFPE. Revista Economia Aplicada, v.15, n. 2, p.287-309, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262596134_Desempenho_no_vestibular_background_familiar_e_evasao_evidencias_da_UFPE. Acesso em: 20 mai. 2023.
SANTANA, Arlene Pereira; PEROSSO, Jeny da Esperança Canela; MACEDO, Kátia Liliany Oliveira; FARIAS, Simone Paixão Durães de. Evasão escolar em escolas públicas municipais rurais localizadas em Montes Claros. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros: 1996. 20 p.
SANTOS JUNIOR, J. da S.; REAL, G. C. M. Fator institucional para a evasão na educação superior: análise da produção acadêmica no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020037, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656028. Acesso em: 14 jun. 2022.
SANTOS-BAGGI, C. A. D; LOPES, D. A. Evasão e avaliação institucional no ensino superior: uma discussão bibliográfica. Avaliação (Campinhas), Sorocaba, v.16, n. 2, jul 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/RRGrQckrsd9CRGgKy4zkHXq/abstract/?lang=pt . Acesso em 01 mar. 2023.
SILVA, L. H. da S. Evasão, uma situação instada e difícil de atacar! Oficina Regional ForGRAD 2012. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/7298693. Acesso em: 20 jun. 2023.
TINTO, V. Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. Review of educational research, v.1, n. 1, pp. 89-125, 1975. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1170024. Acesso em: 20 jun. 2023.
TONTINI, G. WALTER, S. A. Pode-se identificar a propensão a reduzir a evasão de alunos? ações estratégicas e resultados táticos para instituições de ensino superior. Revista Avaliação, Campinas, Sorocaba, v.19, n. 1, p. 89-110, mar. 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1826. Acesso em: 20 jun. 2023.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.