RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS: VISÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO UNITOP
Resumo
A obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira foi instituido em 2003 pela lei 10.639 em toda a educação básica do país. Sabemos, no entanto, que não são poucos os casos noticiados de preconceito e discriminação com os praticantes de religiões de matrizes africanas. É nesse contexto que emerge o tema da presente pesquisa. Neste contexto questiona-se: Qual a visão dos alunos do curso de Ciências Contábeis do UNITOP sobre as religiões de matrizes africanas? Para obter essa resposta foram definidos como objetivo geral: Descrever a visão dos alunos, matriculados em 2022, no curso de Ciências Contábeis do UNITOP sobre as religiões de matrizes africanas, e como objetivos específicos: caracterizar os alunos do curso de Ciências Contábeis do UNITOP.Descrever as religiões de matrizes africanas, identificar o conhecimento dos alunos sobre as religiões de matrizes africanas. Metodologicamente foi utilizada a pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa de campo, com aplicação de questionário fez parte dos procedimentos metodológicos. Os resultados indicam que ainda existe um conhecimento muito limitado a respeito das religiões de matrizes africanas e que prevale o senso comum na construção da percepção dos sujeitos da pesquisa. Conclui-se que existe a necessidade de efetivação do trabalho com a temática, não apenas na educação básica, mas também na educação superior
Referências
ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. O Brasil africano: geografia e territorialidade. Brasília: CIGA-CESP-UNB, 2010.
BARRETO, Andreia; Araújo, Leila. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-racial. Rio de Janeiro: CEPESC; Brasília : SPM, 2009.
BRASIL. Senado Federal. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003.Estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e cultura afro-brasileira no currículo da rede de ensino no brasil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 25 fev. 2021.
CARVALHO, Guilherme Paiva de; SILVA, Eliane Anselmo da. As religiões afro-brasileiras na escola. Revista Ibero-americana de Educação, v. 76, n. 2 p. 51-72, 2018. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/download/3012/3958/. Acesso em: 26 mai. 2022.
CASTRO, Cristina Gonzaga de S.; ARAÚJO, Débora Cristina. O ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no paraná: legislação, políticas afirmativas e
formação docente. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/ensino_historia_cultura_afrobrasileira_seed.pdf. Acesso em: 15 mai. 2022.
GUINDANI, Evandro Ricardo; SOARES, Laís Soares de. Religiões afro-brasileiras no contexto escolar: uma análise numa escola pública do Rio Grande do Sul. Revista pro-discente. Diponível em: https://periodicos.ufes.br/prodiscente/article/view/31634. Aceso em: 25 mai. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
G1. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml. Acesso em: 25 mai. 2022.
JESUS, Ilma de Fátima; OGUNBIYI, Adomair O. Educação das relações étnico-raciais: ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. São Paulo: Suplegraf, 2020.
MILANI, Noeli Zanatta. A escola a favor da diversidade religiosa: Importância dessa abordagem em sala de aula. XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. EDUCERE. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9410_4926.pdf. Acesso em: 28 mai. 2022.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/franciscovargas/files/2012/11/pesquisa-social.pdf Acesso em: 15 mai. 2022.
MOREIRA, Harley Arantes; SILVA, Maria Rejane. Religiões afro-brasileiras em sala de aula a partir da análise de uma turma de educação de jovens e adultos. XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA. Natal, 2013. Disponível em:
http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364952202_ARQUIVO_rEJANEARTIGOANPUH.pdf. Acesso em: 25 mai. 2022.
SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Ritmos da identidade: mestiçagens e sincretismos. São Luis: EDUFMA, 1995.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.