GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA? O QUE DIZEM OS PROFESSORES E AS PROFESSORAS INICIANTES DAS ESCOLAS MARAJOARAS DE SALVATERRA /PA

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado) da Universidade do Estado do Pará, tem por objetivo centraldiscutir se o currículo escolar e as práticas pedagógicas dos/das docentes iniciantes que atuam em escolas de Salvaterra/PA iniciantes contemplam as temáticas de gênero e sexualidade. Os dados foram reunidos por meio de entrevistas narrativas com seis docentes iniciantes (três professores e três professoras) e analisados por meio do Método Documentário. As narrativas indicam que o cenário não tem sido favorável para tratar desses assuntos nas práticas pedagógicas, pois tem prevalecido discursos conservadores que buscam cercear tais discussões no campo educacional, indicando a necessidade de criação de políticas de formação de professores voltados para as temáticas de gênero e da sexualidade, a reformulação dos currículos que não atendem a essas demandas, consequentemente a oposição ao modelo proposto pela BNCC, o estreitamento da relação sociedade-escola com vista a garantir apoio aos docentes que possuem intencionalidades para com esses temas e a constante reflexão sobre o papel da escola e do docente no acolhimento às diferenças.

Biografia do Autor

Ramon Roberto de Jesus Barroso, Universidade do Estado do Pará

Mestre em EDUCAÇÃO pela Universidade do Estado do Pará (2022). Graduado em PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Pará (2019). Atua como professor de Educação Básica - anos iniciais - Secretaria Municipal de Educação de Salvaterra e do Ensino Profissionalizante na Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em gênero, sexualidade e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: movimento escola sem partido, escola, educação brasileira, educação e prática docente.

Referências

BASSALO, Lucélia de Moraes Braga et al. A fenomenologia social e a investigação qualitativa em educação: reflexões iniciais. In: PIMENTEL, A.; MALCHER, N. Diálogos interdisciplinares em saúde. Universidade Federal do Pará: Belém, 2019.

GUIMARÃES, Juliana Carlos; BARRETO, Maria da Apresentação. Ensino remoto: mediações e dificuldades experimentadas pelos professores. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n. 35, p. 250-260, fev. 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5577

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

MATTOS, Amanda Rocha. Discursos ultraconservadores e o truque da “ideologia de gênero”: gênero e sexualidades em disputa na educação. Psicologia Política, São Paulo, v. 18, n. 43, p. 573-586, 2018.

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver. As pesquisas sobre professores iniciantes: algumas aproximações. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n.03, p.39-56, dez. 2010.

SCHÜTZE, Fritz. Pesquisa biográfica e entrevista narrativa. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicole. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 210-222.

SEFFNER, Fernando. Sempre atrás de um buraco tem um olho: racionalidade neoliberal, autoritarismo fundamentalista, gênero e sexualidade na Educação Básica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa.

SILVA, Elder Luan dos Santos. Pânico moral e as questões de gênero e sexualidade na BNCC. História, histórias, v. 8, n. 16, p. 138-162, jul./dez.

VEENMAN, S. El proceso de llegar a ser profesor: um análisis de la formación inicial. In: VILLA, A. (Coord.). Perspectivas y problemas de La función docente. Madrid. Espanha: Narcea, 1988. p. 39-68.

WELLER, Wivian. A contribuição de Karl Mannheim para a pesquisa qualitativa: aspectos teóricos e metodológicos. Sociologias. Porto Alegre, a. 7, n. 13, Pp. 230-300, jan/jun. 2005.

WELLER, Wivian; OTTE, Janete. Análise de narrativas segundo o método documentário: exemplificação a partir de um estudo com gestoras de instituições públicas. Civitas. Porto Alegre, v.14, n.2, p.325-340, maio-ago. 2014.

Publicado
2024-02-29