A LEITURA NO CURSO DE DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

  • Vanilda Salustiano Silva FACULDADE ITOP
Palavras-chave: Leitura, Docência Universitária, Acadêmico

Resumo

A leitura é um instrumento imprescindível para a inserção social do indivíduo e construção da sua cidadania. Através dela o mesmo tem acesso a uma enorme gama de informações e novos conhecimentos, o que é essencial para que possa atuar e interagir de forma mais consciente e autônoma na sociedade. Assim sendo, este trabalho foi desenvolvido com a intenção de analisar e refletir sobre a importância da leitura no curso de docência universitária. Para desenvolver tal reflexão e análise procurou-se esclarecer o que é leitura, estabelecer uma relação entre a leitura e o bom desempenho acadêmico, e ainda, ressalta-se ao longo do projeto porque o ato de ler é relevante para a formação do acadêmico durante sua formação. 

Biografia do Autor

Vanilda Salustiano Silva, FACULDADE ITOP

Pedagoga e Especialista em Docência Universitária pela Faculdade ITOP. 

Referências

AMORA, Antônio Soares. Minidicionário Amora Soares da Lingua Portuguesa. 18 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

BODOLAY, Adriana, CUNHA, Yanna K. Contribuição de um projeto de leitura na Educação Superior para a formação de professores da Educação Básica. In: RPD – Revista Profissão Docente, Uberaba, v.12, n. 26, p.28, jan/jun. 2012.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção questões da nossa época; v. 22).
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Tradução de Ernani Rosa.Porto Alegre: Artmed, 2002.

MARCONE, Marina de Andrade ; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 2006.

ROGÉRIO, Professor Marcos. Ser Leitor: Um Hábito Possível de Adquirir. São Paulo: Scortecci, 2010.

SILVA, José Maria da; SILVEIRA, Emerson Senada. Apresentação de trabalhos acadêmicos: normas e técnicas. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

TOURINHO, Cleber. Refletindo sobre a dificuldade de leitura em alunos de ensino superior: “deficiência” ou simples falta de hábito? Disponivel em:< file:///C:/Users/PAZ/Downloads/LEITURA%20POS.pdf>. Acesso em 17 de fevereiro de 2016 às 21:00 hs.
Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos