JOVENS, FEMINISTAS E UNIVERSITÁRIAS: RECONHECIMENTO E PERSPECTIVAS PARA A ATUAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Jovens feministas; Formação de professores; Narrativas; Método documentário

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo compreender como o vínculo de jovens estudantes de licenciatura com o movimento feminista influenciou na perspectiva de futuro da atuação docente, na formação de uma sociedade pautada no respeito e na equidade de gênero através do processo de reconhecimento como mulher, jovem e feminista.  O estudo parte de conceitos como o da juventude pela perspectiva geracional e de reconhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia social, que tem como técnica de coleta de dados a entrevista narrativa como método de análise, o método documentário. Dos resultados, emergiram posições que serão apresentadas através das experiências e visões de mundo que as estudantes passaram a ter com o feminismo. Os sentidos e significados correspondem aos modelos de orientação identificados como: “Educação de mulheres”, "Educação feminista" e "Educação para a equidade de gênero". 

Biografia do Autor

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará

Doutorado em Educação (UnB). Pós Doc (UFRN). Profª. do PPGED/UEPA. Líder do Grupo de Pesquisa Juventude, Educação e Sociabilidades (JEDS/UEPA). E-mail: lucelia.bassalo@uepa.br

Publicado
2024-01-15