EDUCAÇÃO, DOCÊNCIA E JUVENTUDE RIBEIRINHA:

UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÕES DOCENTES E PRÁTICA EDUCATIVA NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Educação; Docência; Juventude Ribeirinha; Projeto de Vida.

Resumo

Este estudo se voltou para as percepções de professores e professoras sobre a juventude ribeirinha com o intuito de compreender o modo como as concepções docentes implicam na prática educativa no contexto do Ensino Médio. Ainda, buscou investigar os desdobramentos dessas noções na formação crítica destes/as jovens e na construção de projetos de vida. E, por fim, pretendeu-se identificar os desafios, limites e possibilidades da prática docente com jovens ribeirinhos no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fundamentada na Fenomenologia Social de Alfred Schutz. Utilizou-se a Entrevista Narrativa como instrumento para a reunião dos dados e a análise das narrativas se deu segundo o Método Documentário. Participaram da pesquisa 06 docentes que atuam com jovens ribeirinhos/as em uma escola de Ensino Médio localizada na Vila Maiauatá, no nordeste do Pará. Os resultados da pesquisa evidenciaram que ser professora/a de jovens ribeirinhos/as é desafiador, visto que o modelo educacional e o caráter homogeneizador do Ensino Médio não são favoráveis ao reconhecimento e valorização das diferenças e não contempla a dinâmica das comunidades ribeirinhas. Na percepção dos/as entrevistados/as, as juventudes ribeirinhas são constituídas por jovens com identidades e culturas diversas, com saberes construídos no dia-a-dia em comunidades ribeirinhas, na convivência e na relação com a natureza e demandas específicas. Ainda, os/as docentes se revelaram incentivadores dos projetos de vida de seus estudantes.

Biografia do Autor

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará

Pós-Doc. (UFRN), Doutora em Educação (UNB). Professora do PPGED/UEPA. Líder do grupo de pesquisa JEDS.

Publicado
2024-01-15