PRÁTICAS RESSOCIALIZADORAS: ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

  • Janice Raquel Lima Universidade Federal de Mato Grosso
  • Solange Maria Barros Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Análises; Discurso; Socioeducação

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre as práticas socioeducativas e suas contribuições para a reinserção social de adolescentes em situação de risco, fazendo um paralelo entre as práticas dos agentes socioeducadores e as diretrizes socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Trata-se de um estudo fundamentado na filosofia do Realismo Crítico de Bhaskar (1989), na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001, 2003a); bem como da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994). Os dados foram coletados mediante entrevistas com quatro agentes socioeducadores, do Centro Socioeducativo Complexo Pomeri, em Cuiabá-MT.

Biografia do Autor

Janice Raquel Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT).Mestre em Estudos de Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGEL/UFMT)

Solange Maria Barros, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutorado no Instituto de Educação - IOE (Universidade de Londres), sob a supervisão de Roy Bhaskar (2012-2013). Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2005). Fez estudos doutorais livres na Universidade de Lancaster (Inglaterra), sob a supervisão de Norman Fairclough (2002-2003). Docente aposentada da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Referências

BARROS, S. M. Realismo Crítico e emancipação humana: contribuições ontológicas e epistemológicas para os estudos críticos do discurso. Campinas: Pontes, 2015.
BHASKAR, R. Uma Teoria Realista da Ciência. Trad. Rodrigo Leitão. Niterói: UFF, 2000.
______. Uma Teoria Realista da Ciência. Tradução de Rodrigo Leitão. Niterói: UFF, 1998.
______. The possibility of naturalism. Hemel Hempstead: Harvester Wheatsheaf, 1989.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edimburgo: Edinburgh University Press, 1999.

CORREA, M. A. Prática Pedagógica Reflexiva em Cursos de Formação Continuada: Um Estudo Crítico Etnográfico. 128 p. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. 2013.
COSTA. A. C. G. da. Natureza e essência da ação socioeducativa. Em: SEDH (Org.). Matriz de Formação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) Texto didático, não publicado. 2000. p. 09-25.
CUNHA, M. A.; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Vol 2. São Paulo: Cortez, 2011.
FAIRCLOUGH, N. The discourse of new labour: Critical Discourse Analysis. In: M. WETHERELL, S. TAYLOR & S. J. Yates (eds.) Discourse as data: a guide for analysis. London: Sage, 2001.
______. Discurso e mudança social. Tradução Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2008.
______. Analysing discourse: textual analysis for social research. 1st. ed. London: Routledge, 2003.
______. Language and Power. London: Longman, 1989
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. MATTHIESSEN, C. An Introduction to Functional Grammar. 3 ed. London, New York: Oxford University Press, 2004.
MATO GROSSO Lei n. 9.688, de 28 de dezembro de 2011. Reestrutura a Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo, e dá outras providências. Disponível em: file:///C:/Users/Maria%20do%20Horto/Downloads/LE_9688-2011-64%20(2).pdf. Acesso em: 21maio 2015.
MIRANDA, K. A. Adolescentes e Jovens em vulnerabilidade social: um estudo crítico das representações de atores sociais. 160 pg. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) – Instituto de Linguagens, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2014.
Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos