O CAPITALISMO E A TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM EM BICHO

  • Deiviti Rodrigues Barcelos Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Capitalismo, Literatura, Felicidade

Resumo

O capitalismo tem tornado o homem dependente de um sistema que somente pensa em lucro, escravizando o homem a um consumismo sem precedentes e por isso ele tem se tornado mais depressivo e infeliz, chegando a ser comparado com animais. A arte é uma das ferramentas usadas para denunciar esse caos. Literatura é sociedade, portanto, literatura reflete o que acontece nos círculos sociais. Este ensaio tem por objetivo discutir como o capitalismo tem afetado a vida do homem e a transformação do mesmo em seres “inferiores”, fazendo uma rápida análise no curta-metragem “Happines” de Steve Cutts e em outras literaturas.

Referências

ALC NTARA, José Carlos. O homem é um animal político. Disponível em Acessado em 01 de janeiro de 2018.

BAIERSDORF, Rosane Kloh; WANDSCHEER, Marli Ferreira. Arte, uma necessidade humana: função social e educativa. Itinerarius Reflectionis: Revista Eletrônica do curso de pedagogia do campus Jataí - UFG - Goiás, v. 7, n. 1, 2011. Disponível em Acessado em 27 de dezembro de 2017.

BREMER, Ligia Maria. A imagem da realidade - poesia “o bicho” de Manuel Bandeira. In: III ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, 2011, Londrina. Disponível em: Acessado em 25 de dezembro de 2017.

CABRAL, João Francisco Pereira. "O conceito de animal político em Aristóteles"; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 01 de janeiro de 2018.

OLIVEIRA, Ana Maria Soares de. Relação homem/natureza no modo de produção capitalista. Pegadas: revista do departamento de geografia da faculdade de ciências e tecnologia - UNESP- SP, São Paulo, v. 3, 2002. Disponível em: Acessado em 25 de dezembro de 2017.

OLIVEIRA, Vanderleia da Silva; BRANDILEONE, Ana Paula Franco Nobile. Letramento literário e formação de leitores. In: V SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Disponível em Acessado em 27 de dezembro de 2017.

WILSON, Brenda Hiser. Administradores do Senhor. In: Escola Sabatina Jovem: Publicação da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Publicado
2018-02-28
Seção
Ensaios