PERCEPÇÃO E CONHECIMENTO DOS EFEITOS DA PANDEMIA DE COVID 19 SOBRE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

  • Stephany dos Santos UNITOP
  • Alanna Monik Buccar UNITOP
  • Vinicius Gonçalves Lopes
Palavras-chave: Pandemia; COVID; Depressão; Ansiedade; Ensino remoto.

Resumo

Diante da gravidade da COVID-19 mudanças de hábitos foram adotadas, entre elas o distanciamento social, que levou à suspensão de atividades presenciais, sociais, educativas, esta última teve como consequência o fechamento de instituições de ensino privadas e públicas, independentemente do nível, a fim de evitar possíveis aglomerações. Logo, este trabalho teve como objetivo geral a elaboração de uma pesquisa bibliográfica, onde realizou-se a pesquisa através de bases de dados indexadas utilizando as seguintes bases: PubMed (US National Library of Medicine), Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Science direct, para verificar a percepção, conhecimento e impacto da pandemia de covid 19 sobre estudantes de enfermagem. Como resultados, identificamos que os estudantes de enfermagem foram grandemente afetados pela pandemia, o estudos analisados reportara que os mesmo apresentavam sintomas variados de transtornos psicológicos, como estresse e ansiedade generalizada, fobias, medo excessivo, tristeza profunda, depressão e em casos mais severos suicídio. Assim podemos concluir, que a Pandemia da COVID-19 mudou a forma de ensino das faculdades. Mas com essas alterações bruscas acabaram afetando negativamente o comportamento dos estudantes, gerando mais estresse e frustações. Desse modo, é importante ressaltar os principais problemas e objetivos que os estudantes passaram, mostrando que mudanças repentinas afetaram o comportamento e desencadeiam situações severas que prejudicam o bem-estar e a qualidade. Medidas de caráter social e educacional devem ser tomadas afim de minimizar estes efeitos e garantir o bem estar físico e psíquico destes estudantes.

Referências

ALMAIAH, M. A. et al. Exploring the critical challenges and factors influencing the E-learning system usage during COVID-19 pandemic. Education and information technologies, v. 25, n. 6, p. 5261-5280, 2020.
ANJOS, C. I.; FRANCISCO, D. J. Educação e tecnologias digitais: reflexões em tempos de pandemia. Zero-a-Seis, v. 23, n. Especial, p. 125-146, 2021.
ARAÚJO, M. B. N.; MACIEL, C. M. L. A. Ensino Híbrido: nos propõe pensar a conexão digital, plano de retorno e prática pedagógica. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e14111830567-e14111830567, 2022.
ASLAN, H.; PEKINCE, H. Nursing students' views on the COVID‐19 pandemic and their percieved stress levels. Perspectives in psychiatric care, v. 57, n. 2, p. 695-701, 2021.
AZZI, D. V. et al. Quality of life, physical activity and burnout syndrome during online learning period in Brazilian university students during the COVID-19 pandemic: A cluster analysis. Psychology, Health & Medicine, v. 27, n. 2, p. 466-480, 2022.
BAI, W. et al. Network analysis of anxiety and depressive symptoms among nursing students during the COVID-19 pandemic. Journal of affective disorders, v. 294, p. 753-760, 2021.
BERLIN, D. A.; GULICK, R. M.; MARTINEZ, F. J. Severe covid-19. New England Journal of Medicine, v. 383, n. 25, p. 2451-2460, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Protocolo de manejo clínico do coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2020b. [Acesso em 10 de outubro de 2022]. 32 p.
BRASIL. Ministério da Saúde (BR). Universidade Aberta do SUS. Atualização: orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde. 2020a. [acesso em 15 de novembro de 2022]. Disponível em: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46168
» https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46168
BUSELLI, R. et al. Professional quality of life and mental health outcomes among health care workers exposed to Sars-Cov-2 (Covid-19). International journal of environmental research and public health, v. 17, n. 17, p. 6180, 2020.
CAMPOS, J. A. D. B. et al. Early psychological impact of the COVID-19 pandemic in Brazil: a national survey. Journal of clinical medicine, v. 9, n. 9, p. 2976, 2020.
CENSON, D.; BARCELOS, M. O papel do Estado na gestão da crise ocasionada pela Covid-19: visões distintas sobre federalismo e as relações entre União e municípios. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 16, n. 4, 2020.
CHAN, G. K. et al. The impact of COVID-19 on the nursing workforce: a national overview. Online J Issues Nurs, v. 26, n. 2, p. 1-17, 2021.
CHAVES, U. S. B. et al. Repercussões do ensino a distância no processo de formação em enfermagem na Pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 5, p. e27510514702-e27510514702, 2021.
CIOTTI, M. et al. The COVID-19 pandemic. Critical reviews in clinical laboratory sciences, v. 57, n. 6, p. 365-388, 2020.
COTRIN, P. et al. Healthcare workers in Brazil during the COVID-19 pandemic: a cross-sectional online survey. INQUIRY: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing, v. 57, p. 0046958020963711, 2020.
COURTNEY, D. et al. COVID-19 impacts on child and youth anxiety and depression: challenges and opportunities. The Canadian Journal of Psychiatry, v. 65, n. 10, p. 688-691, 2020.
DAL’BOSCO, E. B. et al. Mental health of nursing in coping with COVID-19 at a regional university hospital. Revista brasileira de enfermagem, v. 73, 2020.
DALY, M.; ROBINSON, E. Depression and anxiety during COVID-19. The Lancet, v. 399, n. 10324, p. 518, 2022.
DIAS, L. T. Programa EJA Online: Um estudo sobre o Ensino Médio a distância no Centro Paula Souza de 2016 a 2018. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. 2020.
FACIOLI, A. M. et al. Depression among nursing students and its association with academic life. Revista brasileira de enfermagem, v. 73, 2020.
FARIA, M. V. E. et al. Impact of COVID-19 on healthcare workers in Brazil between August and November 2020: a cross-sectional survey. International journal of environmental research and public health, v. 18, n. 12, p. 6511, 2021.
FEITOSA, A. P. R. et al. Gestão da Ead: Fatores Críticos de Sucesso na Visão dos Professores Tutores e Coordenadores. Revista FSA, v. 16, n. 3, 2019.
FRANZOI, M. A. H.; CAUDURO, F. L. F. Atuação de estudantes de enfermagem na pandemia de Covid-19. Cogitare enfermagem, v. 25, 2020.
GUIMARÃES, J. P. D. et al. COVID-19: Impactos ocasionados na saúde mental em estudantes do ensino superior Brasileiro. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e3410917385-e3410917385, 2021.
HUANG, C. et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet, v. 395, p. 497–506, 2020.
HYLAND, P. et al. Anxiety and depression in the Republic of Ireland during the COVID‐19 pandemic. Acta Psychiatrica Scandinavica, v. 142, n. 3, p. 249-256, 2020.
IGLESIAS, P. S. et al. Emergency remote teaching and students’ academic performance in higher education during the COVID-19 pandemic: A case study. Computers in human behavior, v. 119, p. 106713, 2021.
KIM, S. C. et al. Impacts of coping mechanisms on nursing students’ mental health during COVID-19 lockdown: a cross-sectional survey. Nursing Reports, v. 11, n. 1, p. 36-44, 2021.
KUPCEWICZ, E. et al. Correlation between Positive Orientation and Control of Anger, Anxiety and Depression in Nursing Students in Poland, Spain and Slovakia during the COVID-19 Pandemic. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 19, n. 4, p. 2482, 2022.
LAKHAN, R.; AGRAWAL, A.; SHARMA, M. Prevalence of depression, anxiety, and stress during COVID-19 pandemic. Journal of neurosciences in rural practice, v. 11, n. 04, p. 519-525, 2020.
LEE, J. Q.; LOKE, W; NG, Q. X. The role of family physicians in a pandemic: a blueprint. In: Healthcare. MDPI, 2020. p. 198.
LOPES, A. R.; NIHEI, O. K. Depression, anxiety and stress symptoms in Brazilian university students during the COVID-19 pandemic: Predictors and association with life satisfaction, psychological well-being and coping strategies. PLoS One, v. 16, n. 10, p. e0258493, 2021.
LUO, Y. et al. Investigation of COVID-19-related symptoms based on factor analysis. Annals of palliative medicine, p. apm-20-1113, 2020.
MARTINS, R. X. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.
MAZZA, M. G. et al. Anxiety and depression in COVID-19 survivors: Role of inflammatory and clinical predictors. Brain, behavior, and immunity, v. 89, p. 594-600, 2020.
MELO, H. E. et al. Impact of anxiety and depression symptoms on perceived self-efficacy in nursing students. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, 2021.
MOK, K. H. et al. Impact of COVID-19 pandemic on international higher education and student mobility: Student perspectives from mainland China and Hong Kong. International Journal of Educational Research, v. 105, p. 101718, 2021.
MORENS, D. M.; FOLKERS, G. K.; FAUCI, A. S. What is a pandemic. The Journal of infectious diseases, v. 200, n. 7, p. 1018-1021, 2009.
NDWANDWE, D.; WIYSONGE, C. S. COVID-19 vaccines. Current opinion in immunology, v. 71, p. 111-116, 2021.
NOGUEIRA, M. F. M.; SILVA, R. M.; CÉZAR, A. G. A. N. O evento: do tradicional ao high-tech em tempos de coronavírus. In: TUZZO, S. A.; CÉZAR, A. G. A. N.; BRAGA, C. F (org.). Gestão de crises, relações públicas e COVID-19, 2020. v. 3, p. 84 -90.
OLIVEIRA, A. C. B. et al. Tendências da Educação à Distância e as instituições de Ensino Superior no Brasil do século XXI. Revista Semiárido De Visu, v. 6, n. 2, p. 108-119, 2018.
OLIVEIRA, A. F. J. et al. Impact of Sars-Cov-2 and its reverberation in global higher education and mental health. Psychiatry research, v. 288, p. 112977, 2020.
PAPPA, S. et al. Prevalence of depression, anxiety, and insomnia among healthcare workers during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. Brain, behavior, and immunity, v. 88, p. 901-907, 2020.
PFEFFERBAUM, B.; NORTH, C. S. Mental health and the Covid-19 pandemic. New England Journal of Medicine, v. 383, n. 6, p. 510-512, 2020.
PRATA, L. M. M. et al. Social distancing effects on the teaching systems and teacher education programmes in Brazil: reinventing without distorting teaching. Journal of Education for Teaching, v. 46, n. 4, p. 554-564, 2020.
RICHARDSON, S. et al. Presenting Characteristics, Comorbidities, and Outcomes Among 5700 Patients Hospitalized With COVID-19 in the New York City Area. JAMA, v. 323, n. 20, p. 2052–2059, 2020.
SAHOO, S. et al. Self-harm and COVID-19 Pandemic: An emerging concern–A report of 2 cases from India. Asian journal of psychiatry, v. 51, p. 102104, 2020.
SANGHERA, J. et al. The impact of SARS-CoV-2 on the mental health of healthcare workers in a hospital setting-A Systematic Review. Journal of occupational health, v. 62, n. 1, p. e12175, 2020.
SCORSOLINI, C. F. et al. Educação a distância na formação em enfermagem: reflexões sobre a pandemia da covid-19. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 34, 2020.
SENHORAS, E. M. Ensino remoto e a pandemia de COVID-19. Editora IOLE, 2021.
SENRA, V. B. C.; SILVA, M. S. A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 101771-101785, 2020.
SHER, L. COVID-19, anxiety, sleep disturbances and suicide. Sleep medicine, v. 70, p. 124, 2020.
SILVA C. P. et al. Pesquisa e Inovação em Ciências da Saúde. Bookerfield Editora, 2022.
SILVA, A. G. Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário. Revista do Serviço Público, v. 58, n. 3, p. 351-374, 2007.
SILVA, C. M. et al. Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021.
TAVARES, M. T. G.; PESSANHA, F. N. L.; MACEDO, N. A. Impactos da pandemia de COVID-19 na Educação em São Gonçalo/RJ. Zero-a-Seis, v. 23, n. Especial, p. 77- 100, 2021.
ULENAERS, D. et al. Clinical placement experience of nursing students during the COVID-19 pandemic: A cross-sectional study. Nurse education today, v. 99, p. 104746, 2021.
UNESCO, UNESCO. COVID-19 educational disruption and response. UNESCO, 2020.
VARGAS, K. B.; LAWALL, S. Reflexões Biogeográficas acerca da origem, hipóteses, dispersão e distribuição dos Sars-CoV-2 (Corona Vírus). Geografia Ensino & Pesquisa, v. 24, p. 19, 2020.
VITALE, E. et al. How the Italian nursing student deal the pandemic COVID-19 condition. Acta Bio Medica: Atenei Parmensis, v. 91, n. Suppl 12, 2020.
WANG, C. et al. A novel coronavirus outbreak of global health concern. The lancet, v. 395, n. 10223, p. 470-473, 2020.
WATSON, O. J. et al. Global impact of the first year of COVID-19 vaccination: a mathematical modelling study. The Lancet Infectious Diseases, v. 22, n. 9, p. 1293-1302, 2022.
WHO. World Health Organization. et al. Covid-19 vaccine introduction and deployment costing (CVIC) tool: user manual, 21 July 2022. World Health Organization, 2022.
WU, F. et al. A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature, v. 579, n. 7798, p. 265-269, 2020.
ZHOU, P. et al. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature, v. 579, n. 7798, p. 270-273, 2020.
Publicado
2023-12-19
Seção
Artigos