UMA “BOA ESCOLA” PARA JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES DA/NA AMAZÔNIA-TOCANTINA

Palavras-chave: Boa escola, Jovens e juventudes, Educação ibero-americana, Amazônia Tocantina

Resumo

Ibero-América é a região do continente americano que engloba os países ou territórios onde se falam predominantemente o português ou espanhol. Estudos sobre educação ibero-americana fundamentam nossa pesquisa bibliográfica da Tese, em andamento no PEGED/UFPA/UFT. Dialogamos com autores como Ines Dussel (2005), Gilles Lipovetsky (2016), Juarez Dayrell (2007; 2016), Massimo Canevacci (2005). Nossa problemática é sobre o sentido de uma “boa escola” para os jovens e juventudes do ensino médio das escolas públicas tocantinenses, maranhenses e paraenses, da/na região amazônica-tocantina. Uma “boa escola” é aquela que todos os jovens e juventudes possuem a mesma oportunidade de apreender a acessar conhecimentos de qualidade referenciados socialmente. Uma “boa escola” é um ambiente livre de descriminados e discriminadores. Uma “boa escola” é “lugar” de acesso e permanência com êxito, uma “boa escola” melhora constantemente seu projeto curricular, é a boa educação que queremos para geração de jovens do bicentenário da independência dos estados iberoamericanos.

Biografia do Autor

MARCOS IRONDES COELHO, Secretaria Estadual da Educação do Tocantins

Doutorando em Educação na Amazônia pela UFT - Rede EDUCANORTE. Mestrado em Educação pela UFT. Graduação em Pedagogia pela UNITINS. Especialização em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagens pela Sociedade de Educação Continuada e Especialização em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade EJA pelo IFTO. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Brasileira de Estudos em Transhomocultura (ABETH). Pesquisador da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Sócio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas de Currículos Educacionais das/para/com Minorias Sociais Nortistas Amazônidas (GEPCE/Minorias). É Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. Avaliador "ad hoc" das revistas Teias/UERJ; Espaço do Currículo/UFPB; Revista Prática Docente/IFMT; Revista Brasileira de Educação do Campo/UFT; Revista DoCEnte/Seduc/CE.

Publicado
2024-01-15