UMA “BOA ESCOLA” PARA JOVENS TOCANTINENSES, MARANHENSES E PARAENSES DA/NA AMAZÔNIA-TOCANTINA
Resumo
Ibero-América é a região do continente americano que engloba os países ou territórios onde se falam predominantemente o português ou espanhol. Estudos sobre educação ibero-americana fundamentam nossa pesquisa bibliográfica da Tese, em andamento no PEGED/UFPA/UFT. Dialogamos com autores como Ines Dussel (2005), Gilles Lipovetsky (2016), Juarez Dayrell (2007; 2016), Massimo Canevacci (2005). Nossa problemática é sobre o sentido de uma “boa escola” para os jovens e juventudes do ensino médio das escolas públicas tocantinenses, maranhenses e paraenses, da/na região amazônica-tocantina. Uma “boa escola” é aquela que todos os jovens e juventudes possuem a mesma oportunidade de apreender a acessar conhecimentos de qualidade referenciados socialmente. Uma “boa escola” é um ambiente livre de descriminados e discriminadores. Uma “boa escola” é “lugar” de acesso e permanência com êxito, uma “boa escola” melhora constantemente seu projeto curricular, é a boa educação que queremos para geração de jovens do bicentenário da independência dos estados iberoamericanos.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.