O MONITOR DE DISCIPLINA EM AÇÃO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTOS EM ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE GÊNEROS EM UM CURSO DE LICENCIATURA

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva Universidade Estadual do Ceará e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Palavras-chave: Gêneros Textuais, Discurso Acadêmico, Análise de Gêneros, Comunidade Discursiva.

Resumo

Esta pesquisa analisou a atuação do monitor em uma disciplina nos processos de construção de posicionamentos e produção de gêneros acadêmicos escritos por estudantes dos Cursos de Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos no espaço da monitoria da disciplina de Produção de Gêneros Acadêmicos. Numa premissa teórico-metodológica de pesquisa-ação, avaliou-se esses pressupostos a partir da atuação participante do monitor no auxílio a produção de gêneros acadêmicos pelos graduandos na referida disciplina. Baseamo-nos na pesquisa de Bernardino (2000; 2007); Bhatia (1993; 1999; 2004); Hyland (1999; 2000); Marcuschi (2000); Motta-Roth (1996; 2001; 2002); Swales (1990), sobre o estudo de gêneros textuais acadêmicos. Buscou-se, a partir das percepções e práticas de escrita e reescrita de textos pelos alunos da Fafidam, percebendo quais são: os conceitos, os objetivos, as classificações, as estruturas sociorretóricas dessas modalidades de gêneros trabalhados, bem como enumeramos as divergências e as dificuldades metodológicas na produção, no planejamento e na organização desses gêneros acadêmicos. Os resultados dessa pesquisa, portanto, demonstram que os participantes desta disciplina, que frequentaram regularmente a monitoria, apresentaram melhores resultados quanto à produção dos referidos gêneros acadêmicos mencionados, superando o grau de práticas de letramentos daqueles que não tiveram regularidade e não participaram das atividades planejadas.

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Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos