ROSA É CHOQUE: ENFRENTAMENTOS DE GÊNERO NO CHÃO DA SALA DE AULA E A INVISIBILIDADE NO UNIVERSO TRANS NA EDUCAÇÃO
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar uma breve reflexão quanto ao distanciamento das questões ligadas ao gênero, a ideologia de gênero e ao universo trans na sala de aula dos municípios do sertão central cearense e, partido desse processo possui como problemática a seguinte indagação: Por que é tão difícil quebrar paradigmas de gênero no chão da sala de aula? Para tal, buscamos empregar as discussões realizadas em sala de aula no intuito de questionar os diferentes significados atribuídos as linguagens utilizadas em sala e seu descortinamento nas praticas sociais e de naquelas relacionadas ao próprio universo do ensino. A leitura de autores que se posicionam quanto a essa abordagem, como Louro (1197, 2010, 2016), Moita Lopes (2005, 2006), Rocha (2009, 2012) dentre outros. Foi de fundamental importância para tal análise e nos possibilitou um melhor entendimento quanto aos entraves no chão da sala e o quanto as nossas escolas ainda são lugares de preservação e perpetuação das diferenças sociais fora dela. Considera-se que uma sociedade de fato acolhedora e inclusiva que possa acolher a todos enquanto diferentes que somos sem que essa diferença torne-se motivo para menosprezo ou causa de violência.
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