ROSA É CHOQUE: ENFRENTAMENTOS DE GÊNERO NO CHÃO DA SALA DE AULA E A INVISIBILIDADE NO UNIVERSO TRANS NA EDUCAÇÃO

  • Antonio Simão Cavalcante Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Isaíde Bandeira da Silva Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Regina Claudia Pinheiro Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Letramento. Ideologia de Gênero. Exclusão.

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma breve reflexão quanto ao distanciamento das questões ligadas ao gênero, a ideologia de gênero e ao universo trans na sala de aula dos municípios do sertão central cearense e, partido desse processo possui como problemática a seguinte indagação: Por que é tão difícil quebrar paradigmas de gênero no chão da sala de aula? Para tal, buscamos empregar as discussões realizadas em sala de aula no intuito de questionar os diferentes significados atribuídos as linguagens utilizadas em sala e seu descortinamento nas praticas sociais e de naquelas relacionadas ao próprio universo do ensino. A leitura de autores que se posicionam quanto a essa abordagem, como Louro (1197, 2010, 2016), Moita Lopes (2005, 2006), Rocha (2009, 2012) dentre outros. Foi de fundamental importância para tal análise e nos possibilitou um melhor entendimento quanto aos entraves no chão da sala e o quanto as nossas escolas ainda são lugares de preservação e perpetuação das diferenças sociais fora dela. Considera-se que uma sociedade de fato acolhedora e inclusiva que possa acolher a todos enquanto diferentes que somos sem que essa diferença torne-se motivo para menosprezo ou causa de violência.

Biografia do Autor

Antonio Simão Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestrando em História e Letras pela UECE, pesquisador da linha 2 - Gênero, Raça e Etnia pelo Mestrado Integrado de História e Letras (MIHL). Especialista em História e Ensino pela Faculdade Kurius (FAK) em 2008 e Graduado em Licenciatura Plena em História pela FECLESC - UECE. Professor da rede pública de Ensino do município de Banabuiú - Ceará, Diretor de Cultura do município de Banabuiú - Ceará e professor acadêmico da Faculdade Kurius (FAK) e do Centro Universitário Católica de Quixadá (UniCatólica).

Isaíde Bandeira da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (1998), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009) e cursa pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Uberlândia, sob a supervisão do prof. Dr. Décio Gatti. Atualmente é professora Adjunta K da Universidade Estadual do Ceará, no campus de Quixadá/Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. E também professora do Mestrado em Interdisciplinar em História e Letras da UECE e colaboradora do Mestrado em Educação da UECE. Líder do grupo de pesquisa: "História, Sociedade, Memoria e Ensino". Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, história da educação, currículo e formação docente

Regina Claudia Pinheiro, Universidade Estadual do Ceará - UECE

É mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Ceará, lotada no Centro de Educação, Ciências e Tecnologias da Região dos Inhamuns - CECITEC. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, letramentos em ambientes digitais, formação de professores de Língua Portuguesa para o uso de tecnologias digitais, leitura e escrita em ambientes digitais.

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Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos