ANIMES E MANGÁS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ANIMAÇÕES E MANGÁS JAPONESES, POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • José Carlos Cecopierre Roldan Júnior Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Antonio Nilson Laurindo Sousa Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
  • Daniela dos Reis Mota Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Palavras-chave: Animes e Mangás na Matemática. Ferramenta Metodológica. Possibilidades de Ensino.

Resumo

Este trabalho apresenta práticas desenvolvidas no projeto de TCC denominado “ANIMES E MANGÁS NA MATEMÁTICA: animações e mangás japoneses, possibilidades didáticas para uma abordagem Matemática”. O projeto foi realizado na Escola Municipal Monsenhor Clovis Vidigal do município de Balsas-MA, nas turmas do 6º ano. O projeto teve como objetivo avaliar a possibilidade da aplicação das animações japonesas como uma ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Para uma compreensão da disposição desse projeto, foram estabelecidos três passos: Identificar como os animes e mangás podem ser inseridos na educação; Demonstrar as possibilidades do ensino da Matemática a partir dos animes e mangás; Utilizar os animes e mangás para trabalhar valores éticos e morais como um tema transversal; Sugerir a introdução das animações e mangás japonesas, como estratégia para o ensino e aprendizagem da Matemática. A aplicação do projeto teve como fundamento a pesquisa exploratória bibliográfica nas referências que abordam a temática. Para uma compreensão e sustentação teórica e científica foi realizada uma pesquisa de campo quanti-qualitativa, a fim de corroborar os pressupostos teóricos abordados. Como metodologia do projeto, o pesquisador participou como mediador em 12 aulas, priorizando a unidade temática números e geometria. Ao final das aulas foi aplicada uma avaliação contextualizada nos animes e mangás com o intuito de recolher os dados com o desenvolvimento dos alunos. Os dados recolhidos foram analisados, tabulados e apresentados ao longo do texto, com intuito de refletir sobre o desempenho dos animes e mangás como uma ferramenta metodológico no processo de ensino da Matemática.

Biografia do Autor

José Carlos Cecopierre Roldan Júnior, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando do Curso de Matemática da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Antonio Nilson Laurindo Sousa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997). Especialização em Met. do Ensino Aprendizagem de Matemática no Processo Educativo. Faculdade de Educação São Luis -SP, Brasil (1998). Mestrado em Matemática Pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em Rio Claro (2013). Doutorado em Física e Astronomia Pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) em São José dos Campos (2018). Professor da Universidade Estadual do Maranhão. 

Daniela dos Reis Mota, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduando do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Referências

BARBOSA, Daiana Estrela Ferreira; BARBOZA, Pedro Lucio. O professor de matemática diante de uma nova realidade: o ensino remoto. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 16, p. 01-16, jan./dez., 2021.
Ei Nerd. Almanaque Ei, Nerd/ Ei Nerd. – São Paula: Universo dos Livros, 2017. 304 p. : il.
FIEL, Carolina. O que é Pesquisa Quali-Quantitativa? 2017. Disponível em: https://pt.lifeder.com/pesquisa-quali-quantitativa/. Acessado em: 15 set. 2019.
Gazeta do Povo. Após aumento de notas na pandemia, escolas adotam estratégias contra a cola online. 2021. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/aumento-notas-pandemia-escolas-estrategias-contra-cola-online/. Acesso em: 28 maio 2022.
MATOS, Patrícia. O Nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital simbólico em uma cultura juvenil em ascensão. In Intercom - XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - maio de 2011.
OLIVEIRA, Maria do Socorro de Lima; et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático. Universidade Federal Rural de Pernambuco (EDUFRPE), Recife, 2020.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. De On the Horizon, NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001.
VASCONCELLOS, Pedro Vicente Figueiredo Mangá-Dô: os caminhos das histórias em quadrinhos japonesas / Pedro Vicente Figueiredo Vasconcellos ; orientador: Luiz Antonio Luzio Coelho. – Rio de Janeiro : PUC, Departamento de Artes e Design, 2006.
Publicado
2023-02-23