ANIMES E MANGÁS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: ANIMAÇÕES E MANGÁS JAPONESES, POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA UMA ABORDAGEM MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho apresenta práticas desenvolvidas no projeto de TCC denominado “ANIMES E MANGÁS NA MATEMÁTICA: animações e mangás japoneses, possibilidades didáticas para uma abordagem Matemática”. O projeto foi realizado na Escola Municipal Monsenhor Clovis Vidigal do município de Balsas-MA, nas turmas do 6º ano. O projeto teve como objetivo avaliar a possibilidade da aplicação das animações japonesas como uma ferramenta metodológica no processo ensino-aprendizagem da Matemática. Para uma compreensão da disposição desse projeto, foram estabelecidos três passos: Identificar como os animes e mangás podem ser inseridos na educação; Demonstrar as possibilidades do ensino da Matemática a partir dos animes e mangás; Utilizar os animes e mangás para trabalhar valores éticos e morais como um tema transversal; Sugerir a introdução das animações e mangás japonesas, como estratégia para o ensino e aprendizagem da Matemática. A aplicação do projeto teve como fundamento a pesquisa exploratória bibliográfica nas referências que abordam a temática. Para uma compreensão e sustentação teórica e científica foi realizada uma pesquisa de campo quanti-qualitativa, a fim de corroborar os pressupostos teóricos abordados. Como metodologia do projeto, o pesquisador participou como mediador em 12 aulas, priorizando a unidade temática números e geometria. Ao final das aulas foi aplicada uma avaliação contextualizada nos animes e mangás com o intuito de recolher os dados com o desenvolvimento dos alunos. Os dados recolhidos foram analisados, tabulados e apresentados ao longo do texto, com intuito de refletir sobre o desempenho dos animes e mangás como uma ferramenta metodológico no processo de ensino da Matemática.
Referências
Ei Nerd. Almanaque Ei, Nerd/ Ei Nerd. – São Paula: Universo dos Livros, 2017. 304 p. : il.
FIEL, Carolina. O que é Pesquisa Quali-Quantitativa? 2017. Disponível em: https://pt.lifeder.com/pesquisa-quali-quantitativa/. Acessado em: 15 set. 2019.
Gazeta do Povo. Após aumento de notas na pandemia, escolas adotam estratégias contra a cola online. 2021. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/aumento-notas-pandemia-escolas-estrategias-contra-cola-online/. Acesso em: 28 maio 2022.
MATOS, Patrícia. O Nerd virou cool: identidade, consumo midiático e capital simbólico em uma cultura juvenil em ascensão. In Intercom - XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo - maio de 2011.
OLIVEIRA, Maria do Socorro de Lima; et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático. Universidade Federal Rural de Pernambuco (EDUFRPE), Recife, 2020.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. De On the Horizon, NCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro 2001.
VASCONCELLOS, Pedro Vicente Figueiredo Mangá-Dô: os caminhos das histórias em quadrinhos japonesas / Pedro Vicente Figueiredo Vasconcellos ; orientador: Luiz Antonio Luzio Coelho. – Rio de Janeiro : PUC, Departamento de Artes e Design, 2006.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.