AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO RESGATE DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS

Palavras-chave: Desenho Geométrico. Construção Geométrica. Geogebra.

Resumo

O Desenho geométrico é relevante no estudo e consolidação do conhecimento geométrico. Entretanto, há sinais de desprestígio na trajetória da disciplina nos currículos nacionais. Esse desprestígio tem acarretado a defasagem no desempenho dos alunos da Educação Básica em relação à geometria. Porém, o avanço das tecnologias tornou viáveis as práticas de construção geométrica com auxílio de softwares. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para o resgate das práticas de construções geométricas com auxílio do software Geogebra no ensino básico, visando melhorias nas práticas de ensino e potencialização dos estudos de geometria.

Biografia do Autor

Paulo Loreço Cruz de Almeida, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em metodologia do ensino fundamental e médio com ênfase em matemática pela Faculdade Maranhense. Mestrando em Matemática – PROFMAT/UEMA. 

Sergio Nolêto Turibus, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutorado em Engenharia Nuclear na área de Física Nuclear Aplicada, COPPE/UFRJ. Mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais pela UERJ. Professor efetivo de Cálculo Diferencial e Integral da Universidade Estadual do Maranhão - Câmpus de Balsas. Professor do Mestrado Profissional - PROFMAT/UEMA.

Celina Amélia da Silva, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Graduada em Licenciatura Plena em Ciências, com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (1983), graduada em Licenciatura Curta em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1984), Especialista em Educação matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (2000). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil – CANOAS/RS (2016). 

Referências

CATTAI, Adriano Pedreira. O GeoGebra nas aulas de Matemática. I Encontro de Matemática do CEFET-BA, Salvador: CEFET-BA, 2007.

COSTA, André; LACERDA, Geraldo. O uso do GeoGebra no ensino de Geometria: um estudo com estudantes do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, v. 6, n. 6, p. 31-42, 2013.

COSTA, Jorge Luís. Prática de ensino: construções geométricas. Cabo Frio: Visão Editora, 2016. 216 p.

COSTA, Valderi Candido da. Números construtíveis. Orientador: Marco Aurélio Soares Souto. 2013. 52 p. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2013.

DE OLIVEIRA, Clézio Lemes. Importância do Desenho Geométrico. Monografia, Universidade Católica de Brasılia, Brasília, 2005.

SARDINHA, Reinaldo Loubach. O uso do GeoGebra no ensino de desenho geométrico nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2014.

WAGNER, Eduardo. Construções Geométricas. 5 ed. Rio de Janeiro: SBM, 1998 (Coleção do Professor de Matemática).

ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Da régua e do compasso as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Orientadora: Maria Manuela Martins Soares David. 2001. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Publicado
2023-02-23