AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE GEOGEBRA NO RESGATE DAS CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS
Resumo
O Desenho geométrico é relevante no estudo e consolidação do conhecimento geométrico. Entretanto, há sinais de desprestígio na trajetória da disciplina nos currículos nacionais. Esse desprestígio tem acarretado a defasagem no desempenho dos alunos da Educação Básica em relação à geometria. Porém, o avanço das tecnologias tornou viáveis as práticas de construção geométrica com auxílio de softwares. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo contribuir para o resgate das práticas de construções geométricas com auxílio do software Geogebra no ensino básico, visando melhorias nas práticas de ensino e potencialização dos estudos de geometria.
Referências
COSTA, André; LACERDA, Geraldo. O uso do GeoGebra no ensino de Geometria: um estudo com estudantes do Ensino Fundamental. Educação, Escola & Sociedade, v. 6, n. 6, p. 31-42, 2013.
COSTA, Jorge Luís. Prática de ensino: construções geométricas. Cabo Frio: Visão Editora, 2016. 216 p.
COSTA, Valderi Candido da. Números construtíveis. Orientador: Marco Aurélio Soares Souto. 2013. 52 p. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, 2013.
DE OLIVEIRA, Clézio Lemes. Importância do Desenho Geométrico. Monografia, Universidade Católica de Brasılia, Brasília, 2005.
SARDINHA, Reinaldo Loubach. O uso do GeoGebra no ensino de desenho geométrico nos anos finais do ensino fundamental. Dissertação. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2014.
WAGNER, Eduardo. Construções Geométricas. 5 ed. Rio de Janeiro: SBM, 1998 (Coleção do Professor de Matemática).
ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Da régua e do compasso as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Orientadora: Maria Manuela Martins Soares David. 2001. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.