A ROBÓTICA NO PROCESSO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavras-chave: Robótica Educacional. Ensino de Matemática. Conteúdos Matemáticos.

Resumo

Com os avanços tecnológicos no contexto educacional, faz-se necessário investigar a importância da Robótica no processo de ensino de matemática. Assim, por meio da abordagem pedagógica construcionista de Papert, sendo influenciado por Piaget e Vygotsky, investigamos professores da rede pública do Maranhão que foram capacitados pelo projeto Maratoninha Maker para analisarmos conteúdos matemáticos que estão relacionados com a robótica. A pesquisa foi exploratória e de caractér quali-quantitativo. Professores da educação básica responderam a questionários e percebeu-se que a maioria identifica conteúdos de matemática presentes na Robótica e acreditam que a robótica pode potencializar o ensino de matemática na educação básica.

Biografia do Autor

Karla Carollyne Pereira Mendes, Secretaria de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)

Graduada em Matemática- Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Atualmente é servidora pública na Secretaria de estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI.

 

Kayla Rocha Braga, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduada em Matemática- Licenciatura  (UFMA).  Atualmente é  docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Maranhão.

 

Referências

AZEVEDO, Samuel; AGLAÉ, Akynara, PITTA, Renata. Minicurso: Introdução a Robótica Educacional. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. Natal, RN. 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CÉSAR, D. R. ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA A EMANCIPAÇÃO SOCIODIGITAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. 2013. 220 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16087/1/Tese_revisada_final.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 Ed. São Paulo: Atlas, S/A, 2002.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

MARTINS, Agenor. O que é Robótica. São Paulo, Editora Brasiliense, 2006.

OTTONI, André Luiz Carvalho. INTRODUÇÃO À ROBÓTICA. Minas Gerais: Universidade Federal de São João del - Rei, 2010. 7 p. Disponível em: https://www.ufsj.edu.br/portal2 repositorio/File/orcv/materialdeestudo_introducaoarobotica.pdf. Acesso em: 25 jun. 2022.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1977.

RIBEIRO, C. R. Robô Carochinha: Um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo no ensino básico. Dissertação (Mestrado em Educação – Tecnologia Educativa) – Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho (Portugal). Braga. 2006. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6352/2/teseRoboticaCeliaribeiroFinal.pdfAcesso em: 27 jun. 2022.

ROMANO, Vitor Ferreira. Robótica industrial: aplicação na indústria de manufatura e de processos. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
Publicado
2023-02-23