O CONCEITO DE FUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste artigo apresentamos uma análise feita em livros didáticos de matemática, destinados aos estudantes do Ensino Médio. Foi analisada a introdução ao conceito de função apresentado nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (2020) para o Novo Ensino Médio cujo objetivo é compreender como o livro didático tem impacto na assimilação e aprendizado dos conteúdos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e análise crítica, com base na teoria da aprendizagem significativa baseada em Ausubel.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BONJORNO, J. R.; GIOVANNI JR J. R.; SOUSA P. R. C. Prisma matemática: conjuntos e funções: 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHAVANTE, E; PRESTES, D.; Quadrante Matemática e suas Tecnologias; ed.SM, São Paulo 2020
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
SOUZA, J. R. Multiversos Matemática: Conjuntos e função afim: 1. ed. FTD, São Paulo 2020.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.