O CONCEITO DE FUNÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS DO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Funções. Livros Didáticos. Matemática.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise feita em livros didáticos  de matemática, destinados aos estudantes do Ensino Médio. Foi analisada a introdução ao conceito de função apresentado nos livros didáticos aprovados pelo PNLD (2020) para o Novo Ensino Médio cujo objetivo é compreender como o livro didático tem impacto na assimilação e aprendizado dos conteúdos. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e análise crítica, com base na teoria da aprendizagem significativa baseada em Ausubel.

Biografia do Autor

Valdiane Sales Araújo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI-2000); Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2002); Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-2015).Lattes:http://lattes.cnpq.br/0818801264632485.Orcid:https://orcid.org/0000-0001-6248-1231

E-mail:valdiane.sa@ufma.br

Frederico Carvalho da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui Graduação em Primeira Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). MestradoProfissionalemMatemática(PROFMAT).

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Tradução ao português de Lígia Teopisto. Lisboa: Plátano, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BONJORNO, J. R.; GIOVANNI JR J. R.; SOUSA P. R. C. Prisma matemática: conjuntos e funções: 1. ed. São Paulo: FTD, 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHAVANTE, E; PRESTES, D.; Quadrante Matemática e suas Tecnologias; ed.SM, São Paulo 2020
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
SOUZA, J. R. Multiversos Matemática: Conjuntos e função afim: 1. ed. FTD, São Paulo 2020.
Publicado
2023-02-23