O CUBO MÁGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

Palavras-chave: Cubo Mágico. Habilidades. Conhecimentos matemáticos.

Resumo

O presente trabalho propõe-se apresentar o jogo Cubo Mágico, identificando-o como recurso que pode ser agregado às aulas de Matemática no ensino fundamental, anos finais. Isso ocorre visando responder a seguinte problemática: quais habilidades e conhecimentos matemáticos podem ser desenvolvidos por meio do uso do Cubo Mágico em salas dos anos finais do ensino fundamental? Desse modo, os objetivos foram: apresentar o Cubo Mágico, identificar habilidades e conhecimentos matemáticos que podem ser desenvolvidos em aulas de Matemática que o utiliza, o que contribui no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa fundamentada em revisão bibliográfica, trabalhos científicos correlatos e da BNCC de Matemática do ensino fundamental. A partir das leituras e análises, concluiu-se que o Cubo Mágico surge como um recurso que possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos matemáticos.

Biografia do Autor

Márcia Regina Sousa de Olanda, Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (UFMA – 2005) e Bacharelado em Direito (UFMA – 2012). Especialista em Matemática e Estatística (Faculdade Pitágoras – 2010), Direito Civil (Faculdade Signorelli – 2017) e Informática na Educação (IFMA – 2021). Atualmente, mestranda do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT – UEMA) e professora do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). 

Waléria de Jesus Barbosa Soares, Universidade Estadual do Maranhão - UEMA

Possui graduação em Matemática (UFMA – 2002), em Artes Visuais (UFMA – 2012) e em Pedagogia (UNIFRAN  –  2017). Especialista em Ensino de Matemática (UEVA  – 2004), em Gestão Educacional (IBMEC – 2014) e Cinema e Linguagem Audiovisual (UGF – 2014). Mestrado em Matemática (UNICAMP – 2009) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática (UNICAMP – 2017). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT – UEMA). 

Lélia de Oliveira Cruz, Universidade Estadual do Maranhão (DMF – CESC/UEMA)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA – 2017). Professora Permanente do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT – UEMA), Professora da Universidade Estadual do Maranhão (DMF – CESC/UEMA) e da Educação Básica/SEEDUC – MA. 

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Publicado
2023-02-23