O USO DO GEOGEBRA COMO AUXÍLIO PARA O ENSINO DAS FUNÇÕES LOGARÍTMICAS

  • Gleison Silva Pereira Professor da rede Municipal de Educação da Cidade de Caxias – MA https://orcid.org/0000-0002-0035-8710
  • Sandra Imaculada Moreira Neto Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Ensino de Funções Logarítmicas. GeoGebra

Resumo

O presente trabalho versa sobre o Ensino das Funções Logarítmicas com o auxílio do aplicativo GeoGebra como parte do projeto de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT/UEMA. Teve por objetivo entender o uso da tecnologia através do aplicativo GeoGebra associado ao Ensino das Funções Logarítmicas, e como este recurso contribui para o aperfeiçoamento do Ensino de Matemática. A metodologia aplicada foi uma revisão bibliográfica. Após análise da literatura percebeu-se, que o auxílio do aplicativo GeoGebra associado ao Ensino de Funções Logarítmicas contribui para o aperfeiçoamento das aulas de matemática.

Biografia do Autor

Gleison Silva Pereira, Professor da rede Municipal de Educação da Cidade de Caxias – MA

Mestrando do Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional PROFMAT/UEMA; Especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Vale do Imigrante – FAVENI; Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; Professor da rede Municipal de Educação da Cidade de Caxias – MA. 

Sandra Imaculada Moreira Neto, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Maranhão e corpo docente do mestrado em matemática da Universidade Federal do Maranhão e corpo docente do PROFMAT da Universidade Estadual do Maranhão

Referências

BRASIL. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. 2022.
BRASIL. Fundação Getúlio Vargas – FGV. 2022.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM. 1998
GEOGEBRA.ORG. O que é o GeoGebra?
Acesso em: 12/10/2022.
IEZZI, Gelson. DOLCE, Osvaldo. MURACAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar 2: Logaritmos. 9.ed. São Paul: Atual, 2004.
LIMA, Elon Lages. Logaritmos. 6.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016.
LIMA, Elon Lages. CARVALHO, Paulo Cezar Pinto. WAGNER, Eduardo. MORGADO, Augusto César. A Matemática no Ensino Médio. 10.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016.
OLIVEIRA, Alceu Leonel Santos de. NETTO,Daiane. CASSAL, Janete Beatriz Kruger. GENEROSO, Moiisés Guazelli. SILVA, William Pereira da. SANTOS, Carla Margarete Ferreira dos. Matemática Aplicada Na Química: Ensino De Equações Logarítmicas No Cálculo Do pH. 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense – SICT-Sul, 2017.
PEREIRA, Paulo Ricardo Gonçalves. Ensino de funções a partir das competências e habilidades propostas na base nacional comum curricular: uma aplicação para a resolução de problemas do enem e diversos. 2021
PINHEIRO, Marcus Túlio Freitas. MAGALHÃES, André Ricardo. DA SILVA, Karine Socorro Pugas. O uso do GeoGebra pode potencializar o ensino aprendizagem das funções logarítmicas? Revista Multidisciplinar Plurais. Salvador, v.5. 2020.
REIS, Fernanda Pacheco dos. Introdução ao estudo das funções de 1º grau com o uso do software GeoGebra. Trabalho de conclusão de especialização (Instituto de Matemática. Matemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/134091. Acesso em: 13/10/2022.
RODRIGUES, Ricardo Batista. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife: IFPE, 2016.
Publicado
2023-02-23