O PERFIL DAS ESTUDANTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DO CMRV/UFDPAR

  • Brenda Carla da Silva Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Maria Cristina Carvalho de Sousa Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Sissy da Silva Souza Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) https://orcid.org/0000-0002-2501-9571
Palavras-chave: Mulheres na Matemática. Formação Profissional. Ensino de Matemática.

Resumo

São poucas as mulheres que buscam estudar matemática no ensino superior.  No Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, o qual foi campus da Universidade Federal do Piauí até outubro de 2019, também não é diferente. Com o objetivo de conhecermos melhor as estudantes do curso de Matemática do CMRV, desde a motivação pela escolha do curso, às expectativas, dificuldades e desafios encontrados no decorrer da graduação, realizamos uma coleta online de dados através de questionários via formulários Google. Obtivemos mais de 60% de respostas do total das graduandas contactadas. Por fim, analisamos os dados obtidos de maneira individual e coletiva, de modo a traçar um perfil das futuras matemáticas formadas nesse campus, e assim possivelmente contribuir para melhorar o meio acadêmico para as alunas e orientá-las em sua futura vida profissional, colaborando positivamente à sociedade.

Biografia do Autor

Brenda Carla da Silva, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Estudante de Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

 

 

Maria Cristina Carvalho de Sousa, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). 

Sissy da Silva Souza, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-1998); Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM-2002); Doutorado em Ciências, Engenharia de Sistemas e Computação, pela COPPE/UFRJ. Professora Associada da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). 

Referências

GUIMARÃES, V. S. Formação de Professores: saberes, identidade e profissão. Campinas, Papirus, 2004.

Projeto Político- Pedagógico do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática – UFPI/CMRV. Parnaíba, 2010., 83 p. Disponível em https://www.ufpi.br/images/Parnaiba/Docs/PPCs/Matematica_Emec-11-PPC.pdf. Consultado em 03/04/2019.

URPIA, A. M. O.(2009) Tornar-se mãe no contexto acadêmico: narrativas de um self participante. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em https://pospsi.ufba.br/sites/pospsi.ufba.br/files/ana_maria_urpia.pdf. Consultado em: 07/05/2019.

VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, maio/ago. 2006. Disponível em http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416/1155. Consultado em 20/05/2020.
Publicado
2023-02-23