O PERFIL DAS ESTUDANTES DO CURSO DE MATEMÁTICA DO CMRV/UFDPAR
Resumo
São poucas as mulheres que buscam estudar matemática no ensino superior. No Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, o qual foi campus da Universidade Federal do Piauí até outubro de 2019, também não é diferente. Com o objetivo de conhecermos melhor as estudantes do curso de Matemática do CMRV, desde a motivação pela escolha do curso, às expectativas, dificuldades e desafios encontrados no decorrer da graduação, realizamos uma coleta online de dados através de questionários via formulários Google. Obtivemos mais de 60% de respostas do total das graduandas contactadas. Por fim, analisamos os dados obtidos de maneira individual e coletiva, de modo a traçar um perfil das futuras matemáticas formadas nesse campus, e assim possivelmente contribuir para melhorar o meio acadêmico para as alunas e orientá-las em sua futura vida profissional, colaborando positivamente à sociedade.
Referências
Projeto Político- Pedagógico do Curso de Graduação em Licenciatura em Matemática – UFPI/CMRV. Parnaíba, 2010., 83 p. Disponível em https://www.ufpi.br/images/Parnaiba/Docs/PPCs/Matematica_Emec-11-PPC.pdf. Consultado em 03/04/2019.
URPIA, A. M. O.(2009) Tornar-se mãe no contexto acadêmico: narrativas de um self participante. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em https://pospsi.ufba.br/sites/pospsi.ufba.br/files/ana_maria_urpia.pdf. Consultado em: 07/05/2019.
VALLE, I. R. Carreira do magistério: uma escolha profissional deliberada? Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 216, p. 178-187, maio/ago. 2006. Disponível em http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1416/1155. Consultado em 20/05/2020.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.