OS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PARA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DISCALCULIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Palavras-chave: Discalculia. Tratamento. Conversão. Aprendizagem Matemática.

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura sobre as produções feitas sobre a discalculia com suporte de análise nos registros de representação semiótica de Duval (1993), com ênfase no tratamento e conversão. Os trabalhos analisados são bem diversos quanto à metodologia, mostram-se eficazes ao estudo da problemática de alunos discalcúlicos, muito em razão das possibilidades pedagógicas de representação e abstração. Considerando a grande abrangência da teoria de suporte, foram poucos os trabalhos encontrados na temática de estudo proposta.

Biografia do Autor

Cristiane Araújo Diniz da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM). 

Antonio José da Silva, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio grande do Sul. É professor e pesquisador da Universidade Federal do Maranhão. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) e do Mestrado em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Benjamim Cardoso da Silva Neto, Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus São Raimundo das Mangabeiras. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM). 

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Publicado
2023-02-23