MOVIMENTOS PARFONIANOS: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo
Este artigo se volta a apresentar experiências formativas vivenciadas no contexto do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, com o objetivo de trazer para o centro do debate, alternativas assumidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, e pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no sentido de afirmar o compromisso com a formação e a profissionalidade docente de qualidade referenciada socialmente. Acreditamos que as experiências refletidas poderão apontar direções vigorosas para o Programa em foco e para a continuidade de estudos sobre o tema.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, Helena C. Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. In: Rev. Educação e Sociedade. Campinas: vol. 28, n. 100- Especial, p. 1203-1230, out. 2007.
INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO. Relatório do Seminário do PARFOR. São Luís, 2011.
NETA, Aldenora Resende dos santos. FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um estudo das condições objetivas na implementação do Plano Nacional de Formação de professores para a educação básica – PARFOR/UFMA. (Dissertação de Mestrado) - PPGE Universidade federal do Maranhão, São Luís, 2016.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2005.
VIEIRA, Fernanda Cistina Silva Gomes. O PARFOR no IFMA: a formação do professor de matemática (Dissertação de mestrado) - PPGE/Universidade Federal do Maranhã, 2017. 125p.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.