MOVIMENTOS PARFONIANOS: AS EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Palavras-chave: Formação de Professores. Parfor. Experiências Formativas.

Resumo

Este artigo se volta a apresentar experiências formativas vivenciadas no contexto do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, com o objetivo de trazer para o centro do debate, alternativas assumidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, e pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, no sentido de afirmar o compromisso com a formação e a profissionalidade docente de qualidade referenciada socialmente. Acreditamos que as experiências refletidas poderão apontar direções vigorosas para o Programa em foco e para a continuidade de estudos sobre o tema.

Biografia do Autor

Eliane Maria Pinto Pedrosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Câmpus São Luís-Monte Castelo

Doutora em Educação em Ciências e Matemática. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão/Câmpus São Luís-Monte Castelo. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT).  Docente do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF).

 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutor em Educação. Docente do Departamento de Educação II e Docente do Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica do (PPGEB) da Universidade Federal do Maranhão. Coordenador Institucional do PARFOR e do Grupo de Estudos, Pesquisa, Educação, Infância & Docência (GEPEID).

 

Referências

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Publicado
2023-02-23