EDUCOMUNICAÇÃO E SUA FORÇA TRANSFORMADORA
Resumo
Neste estudo procuramos evidenciar o conceito de educomunicação, enquanto metodologia de aprendizagem direcionada à construção de espaços comunicativos que permitem expressiva participação dos aprendentes no contexto escolar. Propomos trazer reflexões acerca das contribuições metodológicas da educomunicação que levam à promoção de ações que interferem positivamente na resolução de problemas visíveis na sociedade contemporânea. Trata-se de um estudo ensaístico bibliográfico, baseado nas reflexões de Morin (2000) que reverbera sobre os dilemas da prática de ensino fundamentados nas contribuições incisivas de Freire (2001) e Soares (2000) que mencionam a interface da comunicação e educação, carregada de possibilidades pedagógicas em favor do protagonismo do aprendente. Entendemos que ações educomunicativas são capazes de produzir mudanças exponenciais na sociedade contemporânea. Assim, é necessário avançar e colocar em prática habilidades capazes de superar modelos educacionais monolíticos que não se encaixam mais na sociedade que anseia por ações que interfiram nos problemas sociais circundantes à escola.
Referências
Kids online Brasil 2014. São Paulo. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacoes/indice/pesquisas/. Acesso em 05 maio de 2022.
DEWEY, John. Experiência e Educação. 3ª Edição. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1979.DINIZ, Vagner. Centro de Estudos sobre Tecnologias Web. Descomplicar a Web: Releases. 18 Mai. 2021. Disponível em: Descomplicar a Web: é com esse objetivo que o Ceweb.br lança hoje o podcast CewebCast. Acesso em 10 maio de 2022.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em:
MARTINS, José Lauro. Para a gestão da aprendizagem. Revista Observatório. Vol. 4, n. 5, agosto. 2018, 1 Ago. 2018.
MORIN, E.. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília; UNESCO, 2000.
__________. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand. Brasil, 2000.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. Comunicação & Educação, Brasil, n. 19, pp 12-24, dez. 2000. Educomunicação: um campo de mediações | Comunicação & Educação . Acesso em: 05 Mai. 2022.
________. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do ensino médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.