AS RELAÇÕES ENTRE DIREITO E LITERATURA

  • Roseli Bodnar Universidade Federal do Tocantins - UFT
Palavras-chave: Direito. Literatura. Machado de Assis.

Resumo

O mundo jurídico nunca se resumiu à esfera técnica. A história de formação da ciência jurídica contempla também a incursão por territórios que, à primeira vista, não parecem necessariamente afeitos a ela. Um desses territórios é a literatura. O trânsito da ciência jurídica na arte literária é um fato. Tal incursão também é fato, visto que vai muito além da simples menção de um elemento ou fato jurídico em uma obra literária. Trata-se de um diálogo, pois dois mundos conversam entre si. Cada conversa gera uma substância que agrega valor ao conhecimento humano na medida em que gera uma perspectiva diferente e diferenciada da existência. Um exemplo deste diálogo presentifica-se na peça O caminho da porta, de Machado de Assis, escrita no século XIX.

Referências

ASSIS. Machado de. O Caminho da porta. Antologia do Teatro Brasileiro – Séc. XIX – Comédia. Alexandre Mate e Pedro M. Schwarcz (orgs.). São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

FERNANDES, Claudia Damian; CAMPOS, Karine Miranda; MARASCHIN, Cláudio. Direito e Literatura: uma análise interdisciplinar do fenômeno jurídico a partir dos textos literários. Revista Anagrama – Revista Interdisciplinar da Graduação - Ano 2 - Edição 4 - Junho-Agosto de 2009.

KARAM, Henriete. Questões teóricas e metodológicas do direito na literatura: um percurso analítico-interpretativo a partir do conto Suje-se gordo!, de Machado de Assis. Revista Direito GV. São Paulo. V. 13 N. 3 | 827-865 | SET-DEZ 2017.

OLIVO, Luis Carlos Cancellier de. O estudo do direito através da literatura. Tubarão: Editorial Studium, 2005.

PÊPE, Albano Marcos Bastos. Direito e Literatura: uma intersecção possível? Interlocuções com o pensamento Waratiano. ANAMORPHOSIS – Revista Internacional de Direito e Literatura. V. 2, n. 1, janeiro-junho, 2016.

POSNER, Richard. Law and Literature. Cambridge: Harvard University Press, 1998.
Publicado
2022-12-08
Seção
Artigos