CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DE GEORGESCU ROUGEN À CRISE SANITÁRIA MUNDIAL DECORRENTE DA COVID 19

Palavras-chave: crise sanitária, decrescimento, entropia, bioeconomia.

Resumo

 Este artigo busca refletir sobre as contribuições teóricas de Georgecu Roegem (2012) à crise sanitária mundial provocada pela Covid 19. A medida adotada em todo o mundo para conter a propagação do coronavírus foi o isolamento social, resultando no decrescimento das atividades econômicas. A proposta de Nicholas Georgescu Roegem de paralisar ou diminuir a produção industrial, mostrou ser uma possibilidade diante da necessidade de garantir a continuidade da vida da espécie humana. Retardar, de forma gradativa, o processo de utilização da energia não renovável, provou ser possível, não por opção, mas como sendo uma medida capaz de assegurar o prolongamento da vida. Diante de crises mundiais como a provocada pela Covid-19 permitiu ser possível a adoção de uma economia que leve em consideração a finitude dos recursos naturais.

Biografia do Autor

Alessandra Ruita Santos Czapski Czapski, UNITINS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional - UFT, Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010), Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais, Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas (2005). Atualmente é Pró- Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Tocantins, professora do curso de Serviço Social da Unitins, líder do grupo de pesquisa interdisciplinar em políticas públicas, atua principalmente nos seguintes temas: Gênero, políticas sociais, violência doméstica contra a mulher, dependência química, álcool e outras drogas. Membro da Câmara de Extensão da Proex/Unitins, é Membro do NDE do curso de Serviço Social; integra projetos de extensão e pesquisa da Unitins. É editora assistente da Revista Extensão.

jeany castro dos santos, UNITINS

Doutora e Mestra em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins, Especialização em Elaboração e Gerenciamento de Projetos Públicos pela FAESP, Especialização em Formação de Professores para o Ensino Superior pela ULBRA. Bacharel em Sistemas de Informação pelo CEULP/ULBRA, Licenciada em Matemática pela UNITINS e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é Diretora de Ensino, professora do curso de Serviço Social e avaliadora do CTCA - Ciências Sociais da Universidade Estadual do Tocantins - Unitins. Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq "Cidade, Tempo e Espaço", integrante do GT Estadual História, Cidade e Memória. Atua principalmente nos seguintes temas: Política Pública de Ciência e Tecnologia; Política Social; Gênero; história e cidades, história e memória.

Waldecy Rodrigues, UFT

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Sociologia no Centro de Estudos Comparados sobre as Américas (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB). Atualmente é Professor dos Programas de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Modelagem Computacional de Sistemas , ambos, da Universidade Federal do Tocantins. Atualmente, é Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil - CAPES (2018 - ). Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (2012-2016). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. Diretor da Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural - SOBER (2019 - 2022). Tem experiência na área de Desenvolvimento Regional, Economia Ecológica e Avaliação de Políticas Públicas.

Publicado
2022-12-08
Seção
Artigos