ARTE DE DISSERTAR: DESVENDANDO O TEXTO PELA CORREÇÃO

Palavras-chave: Formação Pedagógica. Prática Pedagógica. Competências.

Resumo

Neste relato de experiência, destaca-se a execução do Projeto de Práticas como Componente Curricular (PCC), que visou o ensino de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das competências cobradas na redação do texto dissertativo-argumentativo no processo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em parceria com alunos graduandos do curso de licenciatura em Letras (IFTO/Campus Palmas), e alunos do terceiro ano do Ensino médio do mesmo instituto, como resultado, o aprimoramento da formação dos graduandos e dos alunos do Ensino médio.

Biografia do Autor

Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins/ Campus Porto Nacional. Pós-graduação em Docência em Ensino Superior pela Faculdade ITOP.  Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Graduada em Administração pela Faculdade Triângulo Mineira Ituiutaba/MG. 

Andreia Luiza Dias, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Referências

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais no ensino de língua. In -------.Produção Textual. Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p.146-225.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez. 3. ed, 2011.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de fevereiro de 2002.
Publicado
2022-12-08
Seção
Relatos de Experiência