A LITERATURA INFANTOJUVENIL E A PROPOSIÇÃO DE AÇÕES DIDÁTICOS PEDAGÓGICAS DA OBRA A BOLSA AMARELA DE LYGIA BOJUNGA

Palavras-chave: Literatura Infanto-juvenil; Questões Sociais; Projeto Escolar; A Bolsa Amarela.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer reflexões sobre a literatura infantojuvenil e a abordagem social de questões pertinentes ao público infantil e adolescente. Nesse sentido adota-se como objeto desse estudo o romance A Bolsa Amarela de Lygia Bojunga Nunes. Publicada em 1976, a obra é considerada um clássico da literatura brasileira voltada para leitores jovens. O romance é conduzido pela narradora e protagonista Raquel, uma criança que vai delineando a narrativa em torno de suas vontades, sentimentos e visões de mundo, que difere do seu contexto de vida. Metodologicamente a pesquisa é caracterizada como bibliográfica e documental. Teoricamente este estudo está embasado em Candido (2004); Zilberman (1983, 2003); Demite (2014); Abramovich (1991); Coelho (2000); Bamberger (2000); Santos e Novaes (2014) entre outros. 

Biografia do Autor

Andreia Luiza Dias, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós – Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). 

Nara Niceia C. B. G. Silveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins/ Campus Porto Nacional. Pós-graduação em Docência em Ensino Superior pela Faculdade ITOP. Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Graduada em Administração pela Faculdade Triângulo Mineira Ituiutaba/MG.

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Publicado
2022-12-08
Seção
Artigos