CONTABILIDADE INTERNACIONAL: CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA CONTÁBIL EM PALMAS–TOCANTINS
Resumo
A Contabilidade Internacional contribui com a padronização dos procedimentos contábeis. Assim foi questionado: qual o conhecimento dos profissionais da área contábil graduados pelo UNITOP e cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade da cidade de Palmas/Tocantins em relação as normas internacionais de contabilidade? Como objetivo geral estabeleceu-se: Identificar o conhecimento dos profissionais da área contábil graduados pelo UNITOP e cadastrados no Conselho Regional de Contabilidade da cidade de Palmas/Tocantins em relação as normas internacionais de contabilidade e como objetivos específicos têm-se: Caracterizar a Contabilidade Internacional; Descrever a importância da harmonização contábil; Apresentar as Normas Internacionais de Contabilidade aplicadas no Brasil. Metodologicamente a pesquisa enquadra-se na abordagem quantitativa com natureza descritiva. O instrumento de pesquisa foi o questionário, com perguntas fechadas, aplicado via Google forms a dez (10) contadores de Palmas/To. Os resultados indicam que os contadores tem conhecimento das normas internacional de contabilidade, praticam os procedimentos contábeis mas não conhecem as funções de órgãos internacionais. Assim, conclui-se que a classe contábil deve perceber que o conhecimento sobre as Normas Internacionais de Contabilidade possibilita crescimento profissional e, ao mesmo tempo atesta qualidade no serviço prestado.
Referências
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE (CFC). Quantos somos? 2022. Disponível em: https://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0. Acesso em: 15 ago. 2022.
CONTABEIS. Como a contabilidade internacional funciona? Vantagens, estrutura e mais. 2020. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/noticias/44552/como-a-contabilidade-internacional-funciona-vantagens-estrutura-e-mais/. Acesso em: 15 ago. 2022.
GIARETTON, Rafael Dourado. Contabilidade internacional: utilização e adequação das Normas Internacionais de Contabilidade no dia a dia dos escritórios contábeis no município de Barreiras-BA. s/d. Disponivel em: semanaacademica.org.br/system/files/artigos/contabilidadeinternacional.pdf Acesso em: 10 ago. 2022.
MACIEL, Ricardo Ribeiro. Como implementar as Normas Internacionais de Contabilidade. Curitiba: Juruá, 2009. 296p.
MARION,J.C. Contabilidade básica.10 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
NIYAMA, Jorge Katsumi. Contabilidade Internacional. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PEREZ JÚNIOR, José Hernandes. Conversão de demonstrações contábeis para moeda estrangeira. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
REIS, Tiago. DOAR: o que era a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos? 2019. Disponível em: https://www.suno.com.br/artigos/doar-o-que-era-a-demonstracao-de-origens-e-aplicacoes-de-recursos/. Acesso em: 17 ago. 2022.
RUMO ÀS IFRS. KPMG NO BRASIL. KPMG, 2008. Disponível em: http://www.kpmg.com.br/publicacoes/audit/IFRS/encarte_valor_economico.pdf. Acesso em: 9 ago. 2022.
SOTHE, A.; CUNHA, J. V. A. da. Lei n. 11.638/2007: estudo sobre o nível de conhecimento dos mestres formados pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau. Anais. Congresso Brasileiro de Custos, Curitiba: ABC, 2008.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.