MUDANÇA DO DISCURSO NA ERA TECNOLÓGICA: A MULTIMODALIDADE DOS SOFTWARES

  • Ana Karolina de Azevedo Gomes UnB
  • Eduardo Dias da Silva SEEDF e UnB
Palavras-chave: Software, Linguagem, Análise do discurso

Resumo

Assim como os indivíduos carregam consigo uma identidade, os Softwares também têm sua própria apresentação, são dotados de menus organizados e adaptados às necessidades dos usuários, layouts que mudam de acordo com a evolução da tecnologia, assim como roupas que são trocadas de acordo com as novas tendências da moda. Além de tudo, os Softwares também dispõem de uma linguagem, a qual representa o seu discurso para os usuários de acordo com o idioma para o qual foi traduzido. Percebeu-se que é necessário um mínimo letramento digital para que elementos multimodais possam ser compreendidos nas suas diferentes formas e significações, sem o entendimento dos termos específicos de cada plataforma, a compreensão do Software como um todo fica comprometida.

Biografia do Autor

Ana Karolina de Azevedo Gomes, UnB

Graduanda em Português do Brasil como segunda língua pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora no Grupo GECAL/UnB/CNPq. Atualmente é serviço de revisão - Senado Federal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. 

Eduardo Dias da Silva, SEEDF e UnB

Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de LEM/Francês e Pedagogo na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisador nos Grupos GECAL/UnB/CNPq e FORPROLL/UFVJM/CNPq.

Referências

ADOBE SYSTEM INCORPORATED. Adobe Flash CS5. Brasil, s/d.
____. Adobe Photoshop CS6. Brasil, s/d.
CURSE COMPETITIVE ESPORTS US-LLC. Curse Voice, Brasil, s/d.
KLEINA, N. Parabéns, Photoshop! Veja como era o editor há 25 anos. S/l, 2015. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2017.
LACERDA, M. Informática como disciplina obrigatória na educação básica. In: Anais... Minas Gerais, v. 01, n. 01, p. 01-10, 2012. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2017.
MACROMEDIA. DreamWeaver 8.0. Brasil, s/d.
NOVELLINO, M. O. Fotografias em livro didático de inglês como língua estrangeira: análise de suas funções e significados. 203f. Dissertação (Mestrado em Letras). PPG em Letras/ PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2017.
PERNA, C. L.; DELGADO, H. K.; FINATTO, M. J. (Orgs.). Linguagens especializadas em corpora: modos de dizer e interfaces de pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2017.
SILVA, E. D. Sequência didática para aquisição de português como segunda língua para estudantes surdos: uma proposta. In: Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 6, p. 168-181, jan/jun. 2016. Disponível em: Acesso: 12 nov. 2017.
SONY. Sony Vegas Pro. Brasil, s/d.
VIEIRA, J. A. A Multimodalidade nos Eventos de Letramento. In: ____. Introdução à Multimodalidade: contribuições da Gramática Sistêmico-Funcional, Análise de Discurso Crítica e Semiótica Social. Brasília: JAV, 2015.
Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos