MULHER CONTADORA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DAS PROFISSIONAIS FORMADAS PELO UNITOP
Resumo
A mulher contadora apesar de ter várias possibilidades de atuação também enfrenta desafios que estão vinculados à identidade de gênero. Nesse Contexto foi perguntado: quais desafios e oportunidades associados ao gênero foram enfrentados pelas profissionais contadoras egressas do curso de Ciências Contábeis do UNITOP? A pesquisa teve como objetivo geral: Descrever os desafios e as oportunidades que foram enfrentados pelas profissionais contadoras egressas do curso de Ciências Contábeis do ITOP. Como objetivos específicos tem-se: identificar o perfil das egressas de 2012-2 a 2019-1 do curso de Ciências Contábeis do UNITOP; apresentar os desafios que são percebidos e/ou enfrentados pelas egressas do curso de Ciências Contábeis do UNITOP na atuação da mulher contadora; mostrar as oportunidades que são percebidas pelas egressas do curso de Ciências Contábeis do UNITOP ao exercer a profissão. Metodologicamente a pesquisa enquadra-se na abordagem quali-quantitativa com natureza descritiva. O instrumento de pesquisa foi o questionário, com perguntas abertas e fechadas, aplicado via Google Forms. Os sujeitos da pesquisa foram as 57 profissionais formadas entre os anos de 2012-2 a 2019-1 no Curso de Ciências contábeis do UNITOP. Os dados objetivos foram tabulados e tratados em planilha do Microsof Excel e os subjetivos de acordo com a análise de conteúdo. Os resultados indicam como desafios: questão de gênero e raça; rede de relações; construção social do feminino; competição; progressão profissional; trabalho x família; insegurança; currículo cursado; falta de experiência, e como oportunidades: influência familiar, diversidade de áreas de atuação, tecnologia, serviço personalizado, redes sociais, capacitação, viagem, progressão profissional. Assim, conclui-se que todas as profissões tem desafios e oportunidades, cabe ao profissional enfrentar os desafios e absorver as oportunidades de forma mais benéfica para a sua atuação profissional
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