UM NOVO OLHAR SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Luzineide Carvalho dos Santos INSTITUTO TOCANTINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PESQUISA LTDA
  • Giselma Dias Silva UNITINS
Palavras-chave: Aprendizagem; Dificuldade de aprendizagem; Família.

Resumo

O presente artigo apresenta o tema: um novo olhar sobre dificuldade de aprendizagem na educação infantil, tendo como objetivos abordar os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem; investigar o papel da instituição de ensino diante das possíveis dificuldades de aprendizagem; descrever o papel da família diante das dificuldades de aprendizagem. De acordo com seus objetivos a pesquisa foi descritiva, pois descreveu as características e de acordo com seus procedimentos bibliográfica e em que para tanto realizou inicialmente revisão literária dos últimos anos, nos sites de busca: GOOGLE ACADÊMICO e SIELO BRASIL, a partir das palavras-chave: aprendizagem, dificuldade de aprendizagem e família. O estudo trouxe respostas satisfatórias para o questionamento a respeito das dificuldades de aprendizagem, principalmente, em relação à necessária interação entre a família e a escola para o atendimento às necessidades específicas dos alunos que possuem alguma dificuldade de aprendizagem. Há necessidade de reflexão para se conhecer e diferenciar os tipos de dificuldades de aprendizagem de modo a proporcionar condições favoráveis para o progresso escolar dos alunos.

Referências

O presente artigo apresenta o tema: um novo olhar sobre dificuldade de aprendizagem na educação infantil, tendo como objetivos abordar os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem; investigar o papel da instituição de ensino diante das possíveis dificuldades de aprendizagem; descrever o papel da família diante das dificuldades de aprendizagem. De acordo com seus objetivos a pesquisa foi descritiva, pois descreveu as características e de acordo com seus procedimentos bibliográfica e em que para tanto realizou inicialmente revisão literária dos últimos anos, nos sites de busca: GOOGLE ACADÊMICO e SIELO BRASIL, a partir das palavras-chave: aprendizagem, dificuldade de aprendizagem e família. O estudo trouxe respostas satisfatórias para o questionamento a respeito das dificuldades de aprendizagem, principalmente, em relação à necessária interação entre a família e a escola para o atendimento às necessidades específicas dos alunos que possuem alguma dificuldade de aprendizagem. Há necessidade de reflexão para se conhecer e diferenciar os tipos de dificuldades de aprendizagem de modo a proporcionar condições favoráveis para o progresso escolar dos alunos
Publicado
2018-03-31
Seção
Artigos