ESTRATEGIAS DE REDUÇÃO DE CUSTO EM OPERADORAS DE PLANO DE SAÚDE: Um estudo de caso junto ao município de Palmas-TO

  • ADRIELLE LISBOA LISBOA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DO TOCANTINS
Palavras-chave: Palavras-Chave: Gestão financeira; Planos de Saúde; Redução de Custos.

Resumo

O objetivo geral do presente trabalho consiste em identificar as estratégias de redução de custos adotadas por uma Operadora de Plano de Saúde – Unimed Palmas.  Para tanto, foi feita uma pesquisa A população-alvo definida para o estudo é a operadora de plano de saúde, a Cooperativa de Trabalho Médico UNIMED Palmas. A pesquisa foi realizada por meio de questionários e entrevistas. A grande maioria dos empresários do segmento de prestação de serviços apresenta certos obstáculos em gerenciar essa ferramenta de rastrear os custos nas suas empresas. As operadoras de planos de saúde estão se sentindo pressionadas diante de inúmeras normatizações e regulamentações impostas pela ANS, que estão atingindo a saúde financeira delas. Diante do exposto surge a pergunta que norteia este trabalho: quais as estratégias de redução de custos adotadas pelas Operadoras de Plano de Saúde (OPS) que levem a melhoria da performance financeira, sem que seja afetada a qualidade dos serviços prestados? Durante a pesquisa, verificou-se que precisa melhorar o funcionamento dos controles internos; integração dos sistemas e redução do tempo de fechamento contábil. Ainda, destacou-se que o setor de contabilidade não detém de um sistema de custos, no que se refere à relação dos clientes beneficiários, cirurgias, consultas, e quais as especialidades mais ensejam em custos para a operadora foco deste estudo. Não obstante, como fator positivo, destaca-se que a controladoria da UNIMED, a despeito de ser recente, contribui no sentido de fazer com que a empresa possa planejar suas ações, evitando futuras surpresas, decorrentes de um mal planejamento nas políticas e estratégicas de redução de custos adotadas.

 

 

 

Referências

ANDRADE, M. M. de. Introdução a Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Atlas, 2006.

ARAÚJO, L. C. G. de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 1 ed. 2ª. Reimpressão. São Paulo: Atlas. 2008 Barueri-SP: Manole, 2005. 7 ed.

BATEMAN, Thomas S.; SNELLl, Scott A. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 2017.

CANUTO, Simone Aparecida; NETO, Pedro Luiz de Oliveira Costa. Administração Com Qualidade . São Paulo: Bhucler, 2010.

CARAVANTES, Geraldo; KLOECKNER, Mônica C.;CARAVANTES., CláudiaB. Comportamento Organizacional e Comunicação. 1ª ed. Porto Alegre: G&A
Editorial, 2017

CATELLI, Armando (coordenador). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo: Atlas, 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

___________. Gestão de Recursos Humanos: O novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. 3.ed.

CHURCHILL Jr., Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2016.

COBRA, Marcos. Administração de Marketing. São Paulo, Atlas, 1990.

COSTA, Antônio Costa; TALARICOM E. Gomes. Marketing promocional: descobrindo os segredos do mercado. São Paulo: Atlas, 1996.
CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial- Teoria e Prática. 1 ed.São Paulo: Atlas, 2017, 273 p.

FERREL, O.C.; HARTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2010.

FIGUEIREDO, Sandra; CAGGIANO, Paulo César. Controladoria: teoria e prática. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2006.

FONTIELE, Anna Karoline Barreto. 2010. Modernização organizacional: do departamento pessoal à gestão de pessoas. Disponível em www.rhportal.com.br. Acesso em 22 de abril de 2022.

GIL, A.C. 1946 Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 1994.

GIONGO, Juliano; BIANCHI, Márcia. A participação da controladoria no processo de gestão organizacional. XXIX EnANPAD. 2005.

GITMAN, Lawrence J.. Princípios de administração financeira. 7.ed. São Paulo: Harbra, 2016

GITMAN, Lawrence. Princípios da Administração Financeira. São Paulo: Harbra, 2016.

GODOI, Marciano Seabra de. Justiça, igualdade e direito tributário . São Paulo: Dialética, 1999.

GRONROOS, Christian. Marketing: Gerenciamento e serviços: A competição por serviços na hora da verdade. Rio de Janeiro, Campus, 1995.

HOJI, Masakazu. Administração financeira. São Paulo: Atlas, 2010.

KOONTZ, H., O'DONNELL, C. Fundamentos da Administração. São Paulo: Pioneira,

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do

LACOMBE, B. M. B. Avaliação e mensuração de resultados em gestão de pessoas e a relação com o desempenho organizacional: um estudo com as maiores empresas brasileiras. FGV-EAESP/GVPESQUISA. Relatório de Pesquisa, São Paulo, 2006.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Cientifica. 14°.
LIMA, Maria do Carmo Ferreira. Mudança no trabalho. Disponível em:< http://www.rh. com.br/Portal/Mudanca/Artigo/3165/mudanca-no-trabalho-e-agora-o-que-faco.html> Acesso em 23 de abril de 2022.

LUNKES, Rogério João. Contabilidade Gerencial: Um Enfoque na Tomada de Decisão. 1 ed. São Paulo: Visual Books, 2014, 235 p.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 149-158, 1990/1991.

____________. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semiestruturada. In: MARQUEZINE: M. C.; ALMEIDA, M. A.; OMOTE; S. (Org.) Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina:eduel, 2016. p.11-22.

MARCE, Euclides André. A revolução das Redes: a colaboração solidária como uma alternativa pós-capitalista à globalização atual . Petrópolis, RJ: Vozes, 1999

MARCIAL, Richard. Planejamento estratégico. São Paulo: Canarinho, 2016.
Marketing. Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edição

MARTIN, N. C. Da contabilidade à controladoria: a evolução necessária. Revista Contabilidade e Finanças. São Paulo, n.28, p.7-28, jan/abr. 2016.

MARTINS, P.G.;LAUGENI, F.P. Administração da produção. São Paulo: Saraiva, 2017.

MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Introdução à Administração. 4 ° ed São Paulo: Atlas,2000.

MENDES, Ivantidio G. Controladoria Estratégica. Sistemas de controles evoluem e ganham valor estratégico nas organizações. Revista FAE BUSSINESS, n. 4, dez. 2016.

MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 5 ed. São Paulo: Pioneira,2016.

MOSIMANN, Clara Pellegrinello; FISCH, Sílvio. Controladoria: seu papel na administração de empresas. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MOURA, Verônica M.; BEUREN Ilse M. O Suporte Informacional da Controladoria para o Processo Decisório da Distribuição Física de Produto. Revista Contabilidade & Finanças. USP. São Paulo, n. 31, p. 45-65, jan/abril 2016.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 2011.

___________. Manual de consultoria empresarial: conceitos, metodologia e práticas. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2006.

OLIVEIRA, José Carlos. Estratégias de negócios e planejamento empresarial. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, Luís Martins de; PERES JUNIOR, José Hernadez; SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Controladoria Estratégica. 8 ed. São Paulo: Atlas. 317 p.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria Estratégica e Operacional. 1 ed. São Paulo: Thomson, 2016, 483 p.

PARISI, Cláudio; MEGLIORINI, Evandir. Contabilidade Gerencial. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2011, 353 p.

PAZ., Samuel. 2008. A modernização e os desafios dos Recursos Humanos. Disponível em www.rh.com.br. Acesso em 22 de abril de 2022.

PEREZ JUNIOR, J. H., PESTANA, A. O., FRANCO, S.P.C. Controladoria de
gestão: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2016.

PORTER, Ricardo. O processo de gestão empresarial. São Paulo: Atlas, 2016.
práticas brasileiras. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus: APB, 2006

SLACK, Nigel…[et al.]. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016

SOBRAL, Filipe /Peci, Alketa. Administração - Teoria E Prática No Contexto Brasileiro.1 ed. São Paulo: Pearson Livros Universitarios,2007. Disponível em: http://www.administradores.com.br/ , Acesso em 7 de maio de .2015.

SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

STONER, J; FREEMAN, R. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 2014.

WESTON, J. F.; BRIGHAM, E. F. Fundamentos da administração financeira. São Paulo: Makron Books, 2000.

ZORATTO, Antonio. Administração financeira. 3. ed., São Paulo: Atlas, 2010.
Publicado
2022-08-20
Seção
Artigos