A LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

UMA REVISÃO CRÍTICA

  • Francine Borges Bordin UFPel
  • Alexandre da Silva Borges UFPel
Palavras-chave: EAD, legislação, didática

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral discorrer sobre a EAD em âmbito nacional, identificando a legislação que rege a modalidade no país, especificando também seu aspecto didático. Como norte para a investigação, questiona-se: a legislação dá conta de abarcar aspectos didáticos do ensino na EAD? Na tentativa de resposta à questão que introduz este trabalho, pode-se afirmar que as leis em vigor apresentam e reforçam as tecnologias enquanto meio didático próprio à modalidade a distância, porém, indicando flexibilidade e distanciamentos que pouco ajudam num maior contato humano nas transmissões do conhecimento. Na medida em que a EAD avança, com números cada vez mais expressivos, nota-se uma necessidade ímpar de análise atenta nas formas de controle desse processo educativo, para que a quantidade não invisibilize a qualidade necessária para a formação profissional, porém, também, humana.

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Publicado
2022-08-20
Seção
Artigos