LITERATURA AFRICANA E REGIONAL: CONHECENDO AUTORES E OBRAS

  • Andreia Luiza Dias Universidade Federal do Tocantins (UFT) https://orcid.org/0000-0003-3013-1899
  • Nara Niceia C.B. G. Silveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Soraia Cristina Blank Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)
Palavras-chave: Relato de Experiência. Literatura Africana. Literatura Regional. Autores e Obras.

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é detalhar a aplicação, desenvolvimento e resultados do projeto Prática como Componente Curricular (PCC) – Literatura Africana e Regional, promovido no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), no período pandêmico. A PCC visou o estabelecimento de um diálogo entre os alunos do Curso de Licenciatura em Letras e a literatura de matriz tocantinense e africana, divulgando e apresentando autores e obras de vários países do continente africano, como também demonstrando a variada produção literária de autores regionais. O projeto ainda buscou a promoção de práticas firmativas de identidades dos povos africanos no território brasileiro para o desenvolvmento de um processo educacional antirracista. A PCC foi baseada na Lei Federal 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileira e africana nas instituições de ensino do Brasil e na Lei 6258/19, que estipula o ensino de literatura regional nos cursos de Letras das universidades públicas federais.

Biografia do Autor

Andreia Luiza Dias, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins/ Campus Porto Nacional. Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins.

Nara Niceia C.B. G. Silveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins/ Campus Porto Nacional. Pós-graduação em Docência em Ensino Superior pela Faculdade ITOP.  Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Graduada em Administração pela Faculdade Triângulo Mineira Ituiutaba/MG.

Soraia Cristina Blank, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

PHD em linguística. Doutora em Psicanálise. Mestrado em Letras- Lingüística Aplicada pela UFPR. Graduação em Letras Português Espanhol pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Ensino-Aprendizagem de Língua Espanhola e suas Literaturas. Professora de língua portuguesa, língua espanhola e literatura, além de desenvolver projeto na área de aquisição de léxico a partir de textos (especificamente voltado à área de aquisição de língua espanhola), e líder do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada com ênfase em estudos afrobrasileiros e indígenas. Professora do IFTO. 

Referências

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 janeiro de 2003, altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.

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Publicado
2022-02-04
Seção
Relatos de Experiência