UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DA CANTIGA O CRAVO BRIGOU COM A ROSA

  • Eliane Pereira Cavalcante UFCG
  • Maria Nazareth de Lima Arrais Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Formação de Professores- Campus de Cajazeiras-PB
Palavras-chave: Semiótica. Cantiga de roda. O Cravo brigou com a Rosa.

Resumo

Resumo: Ao longo do tempo, as cantigas de roda ou cantigas de brincar foram transmitidas de forma oral entre as diversas gerações, constituindo assim um verdadeiro patrimônio da nossa cultura popular. O repertório discursivo dessas cantigas se torna um riquíssimo acervo que pode render muitas significações e/ou ressignificações, como a que empreendemos no presente trabalho que tem como objetivo apresentar uma análise da cantiga de roda O Cravo brigou com a Rosa. Para tanto, nos fundamentamos na semiótica greimasiana que apresenta um percurso gerador da significação comporto de três níveis: um fundamental, um narrativo e um discursivo. Nossa pretensão é levar essa proposta de análise como uma proposta de leitura para a Educação Básica. A metodologia utilizada foi a análise do discurso aplicada ao corpus O Cravo brigou com a Rosa. Com a análise, constatamos que a cantiga explora temas como violência, machismo e submissão. Há dois sujeitos caracterizando sexos opostos que vivem uma relação conflituosa, mas vence o perdão e a união.

Biografia do Autor

Maria Nazareth de Lima Arrais, Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Formação de Professores- Campus de Cajazeiras-PB

Professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande- Centro de Formação de Professores- Campus de Cajazeiras-PB.

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Publicado
2018-02-28
Seção
Artigos