TRANSMASCULINIDADES, CIÊNCIAS SOCIAIS E ESCOLA: UM DEBATE NECESSÁRIO

Resumo

O campo educacional é constituído por uma série de múltiplas personalidades, identidades, raças, gêneros e culturas coexistindo, muitas vezes, de forma violenta, segregatória ou marginalizada em decorrência do preconceito e da invisibilização historicamente depositadas no “ser diferente”. Esse ensaio objetiva iniciar um diálogo sobre uma das faces dessa segregação violenta na escola, no que permeia as transmasculinidades, em paralelo à utilização da disciplina de ciências sociais e humanas como meio para uma melhora no quadro de invisibilização e violência contra a comunidade transmasculina. Para tal, utilizamo-nos de uma discussão teórica sobre representações sociais do ser transmasculino. Em seguida, trazemos uma breve contextualização sobre as transmasculinidades nos ambientes educacionais. Por fim, traçamos possibilidades de diálogo entre o ensino de sociologia e as transmasculinidades, de modo a instigar, após as discussões teóricas, a criação de meios para a mudança no cenário segregatório e invisibilizador.

Biografia do Autor

Elusiano da Silva Melo Junior, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, tendo sido bolsista PIBID entre 2016 e 2018 e RESPED entre 2018 e 2019, bem como voluntário dos Cursinho Popular EMANCIPA e CIDADANIA, como professor de sociologia. Atualmente é mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino - POSENSINO - e integrante do Grupo de Estudos Culturais (GRUESC) e Núcleo de Estudos Afro Brasileiros (NEAB). Possui interesse em antropologia, ensino, educação e estudos de gênero e sexualidade.

Eliane Anselmo da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

[1] Doutora em Antropologia Social. Professora Adjunto IV do curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 

Francisco Vieira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Doutor em Linguística. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN, UFERSA e IFRN). Lattes: http://lattes.cnpq.br/8730615940772209. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4922-8826

Maria Margarita Villegas Graterol, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutora em Educação. Professora Visitante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1304644589149103. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4965-2291

Mateus Alexandre Pereira de Oliveira, Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN, UFERSA e IFRN)

Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UERN, UFERSA e IFRN). Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6794526165473496. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2687-928X

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Publicado
2021-06-09