TRABALHO DOCENTE E UNIVERSIDADE: ANOTAÇÕES SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO, PROLETARIZAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO TOCANTINS

Palavras-chave: Política Pública; Política de Educação Superior; Formação e Profissionalização de Professores; Trabalho Docente em uma IES Privada.

Resumo

As políticas educacionais têm sido objeto de discussão no meio acadêmico, principalmente no que concernem às políticas de formação e profissionalização de professores. Esta pesquisa preconiza uma leitura específica sobre as implicações das políticas de formação e profissionalização de professores em nível federal, estadual e na política municipal. O percurso metodológico embasou-se em identificar o que é reiterativo do contexto nacional, no âmbito do estado do Tocantins e do Município de Palmas, em relação à política de formação, profissionalização e mercantilização do trabalho docente na educação superior, o que foi possibilitado a partir da análise de diversos documentos nacional, estadual e municipal. O estudo explicitou que as transformações no papel do Estado, as orientações dos organismos internacionais – como Banco Mundial e UNESCO –, as decisões educacionais referentes à reestruturação das Universidades e às novas modalidades de formação do profissional docente para o ensino superior têm contribuído para a mercantilização da educação e a imposição de um modelo de formação profissional de tipo flexível, com foco na ideia do professor reflexivo. A partir da pesquisa realizada foi percebido o aumento da proletarização do trabalho e uma crescente desqualificação e precarização do trabalho docente, pautados no desenvolvimento das competências profissionais com impactos para as políticas educacionais, em geral. Tais ações obscurecem uma política de melhorias nas condições do trabalho docente e significativas mudanças em torno das políticas públicas. A pesquisa evidenciou, ainda, que o processo de formação e profissionalização de professores no âmbito da educação superior precisa ser compreendido na tensão entre as esferas pública e privada. Nesse sentido, ao analisar as variáveis abordadas pudemos evidenciar os traços constitutivos e constituintes da formação e profissionalização docente que têm como expressão a mercantilização da educação superior e a proletarização do trabalho docente culminado por intensa precarização profissional.

Biografia do Autor

Roberto Francisco de Carvalho, Universidade Federal do Tocantins-UFT

PhD em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Participou da escrita de vários artigos e da organização de vários livros e, também, é autor dos livros Gestão Escolar Autônoma e Compartilhada: gerencialismo ou democratização e Gestão e participação universitária no século XXI. 

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Publicado
2021-06-09