AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRICULARES RESPEITAM AS DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM AMBIENTES ESCOLARES? EIS A GRANDE SACADA
Resumo
Resumo: O presente artigo analisa o desafio do ensino de gênero e sexualidade na formação de professores/as do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, pela perspectiva da Teoria Queer na disciplina “Currículo”. O texto é de caráter bibliográfico, com contribuições relatadas a partir da concepção da Teoria Queer e o percurso historicamente feito para a consolidação no campo educacional, assim como suas práticas e tentativas do uso e contribuição na sala de aula e na educação de maneira geral. Utilizamos concepções do currículo pós-crítico para a finalização do presente trabalho e também durante seu completo desenvolvimento, buscando posições críticas sobre as práticas pedagógicas existente nesse ensino.
Os artigos podem ser reproduzidos total ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e seu uso seja para fins acadêmicos.