AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRICULARES RESPEITAM AS DIFERENÇAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE EM AMBIENTES ESCOLARES? EIS A GRANDE SACADA

Palavras-chave: Currículo, teoria queer, gênero e sexualidade

Resumo

Resumo: O presente artigo analisa o desafio do ensino de gênero e sexualidade na formação de professores/as do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, pela perspectiva da Teoria Queer na disciplina “Currículo”. O texto é de caráter bibliográfico, com contribuições relatadas a partir da concepção da Teoria Queer e o percurso historicamente feito para a consolidação no campo educacional, assim como suas práticas e tentativas do uso e contribuição na sala de aula e na educação de maneira geral. Utilizamos concepções do currículo pós-crítico para a finalização do presente trabalho e também durante seu completo desenvolvimento, buscando posições críticas sobre as práticas pedagógicas existente nesse ensino.

Biografia do Autor

Maria José Albuquerque Santos, UFMA

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) Cursou o Pós Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/ Faculdade de Educação/FAE, sob a supervisão da professora doutora Marlucy Alves Paraíso, no período de 05 de agosto de 2017 à 05 de julho de 2018. Atualmente é estatutária da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente em Currículo, Didática, Estágio Supervisionado e Educação Infantil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Programa Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA. Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - PARFOR/MEC/CAPES/UFMA Coordenadora do Grupo de Estudo Currículo da Educação Básica (GPCEB) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica.

Publicado
2021-06-09