A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NAS METAS COLETIVAS DA FACULDADE ITOP

  • Adriano Carvalho dos Santos PROIC/ITOP
  • Weder Ferreira dos Santos UFT
  • Cláudia Nolêto Maciel Luz UFT
Palavras-chave: CLIMA ORGANIZACIONAL, MOTIVAÇÃO, ITOP

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo conhecer o clima organizacional no Instituto Tocantinense de Pós-Graduação - ITOP. Foi realizada na faculdade ITOP uma pesquisa sobre o clima organizar. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Em segundo momento foi aplicado um questionário contendo 15 perguntas fechadas aos colaboradores acessíveis a pesquisa, em uma amostra de oito colaboradores no total. Em seguida foi realizado a tabulação dos dados manualmente e a utilização do programa Excel para confecção dos gráficos. Os colaboradores apresentam em sua maioria idade entre 18 e 34 anos, em sua maioria do sexo feminino, com uma renda entre 1 a 3 salários mínimos, e com um maior que 37 meses. O relacionamento entre os colaboradores apresentados como bom e ótimo (75%), e o mesmo valor quanto a classificação do ambiente de trabalho que e agradável e muito agradável. Todos os colaboradores concordam que o relacionamento entre eles influencia na produtividade da organização e que a organização propõe o trabalho em equipe. E a organização propõe com frequência o trabalho em equipe. Segundo os colaboradores com 75%, a organização se preocupa com o clima organizacional entre eles. Estes 62%, consideram amigos fora da organização. Assim como oportunidade de crescimento na organização, como um dos fatores que motivo de trabalho na Faculdade.

Referências

BEZERRA, A.S. Clima organizacional: fatores que influenciam na empresa xyz. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Piauí, 2011.

BISPO, C.A.F. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v16n2/06.pdf>. Acesso em: 30 out. 2014.

CAMPELLO, M.L.C.; OLIVEIRA, J.S.G. Clima organizacional no desempenho das empresas, Bauru. 2008. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2014.

CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003

CODA, R. Estudo sobre clima organizacional traz contribuição para aperfeiçoamento de pesquisa na área de RH. São Paulo: IA-USP, 1993.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

LACOMBE, F.J.M. Recursos Humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LACOMBE, F.J.M.; HEILBORN, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2006.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

MAXIMIANO, A.C.A. Fundamentos de Administração. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MAXIMIANO, A.C.A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas 2007.

ROBBINS, S.P. Comportamento organizacional. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2011.

VERGARA, S.C. Projetos e relatório de pesquisa em administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Publicado
2018-08-12